A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

domingo, 1 de dezembro de 2019

Efeitos bioquímicos dos esteroides usados como suplemento - artigo e correlação com a bioquímica

Uma forma interessante de ligar os esteróides a bioquímica é quanto a função anabolica, ja que os mesmos aumentam significativamente essa função. Mas você sabe o que é o anabolismo? É o processo de construção de complexos orgânicos; uma sucessão de reações químicas que constroem ou sintetizam moléculas provenientes de compostos menores; é necessário energia para que isso ocorra.O corpo humano, para crescer e se manter, precisa recorrer a nutrientes do meio externo. Esses nutrientes são quebrados para prover energia que as células utilizam para continuar suas reações químicas no organismo. Os produtos da quebra desses nutrientes são pequenas moléculas que as células podem utilizar para construir blocos de moléculas maiores – literalmente formando um novo material a partir dos produtos desses nutrientes.
A função do anabolismo é, de forma simplificada, construir moléculas estruturais e funcionais. O processo anabólico utiliza monômeros para construir polímeros; um polímero é um grande complexo molecular feito de muitas moléculas menores semelhantes umas às outras, os monômeros. Para construir novas proteínas (moléculas grandes e complexas; polímeros), células precisam de aminoácidos (moléculas simples; monômeros), os quais compõem as proteínas. As células obtêm esses aminoácidos absorvendo-os da corrente sanguínea e esse é considerado um processo anabólico; a construção de proteínas a partir de moléculas menores, os aminoácidos.
Bom, agora que você aprendeu um pouco sobre o anabolismo, entenda o efeito dos esteroides nesse processo por meio do artigo abaixo!
file:///C:/Users/Usuario/Downloads/1316-9067-1-PB.pdf
autoras: Caroline Bellani e Maria Eduarda Cubis (grupo 19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário