A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

domingo, 1 de dezembro de 2019

METABOLISMO MUSCULAR

METABOLISMO MUSCULAR


O post de hoje está direcionado àquelas pessoas que já pararam enquanto estavam escrevendo e começaram a refletir sobre como os músculos estavam agindo para tornar aquela ação possível. Entenda este mecanismo complexo, porém incrível, do nosso corpo!
Se você já leu os nossos posts sobre metabolismo de carboidratos e regulação e integração de metabolismos, este aqui vai ficar um pouco mais simples de entender, então, antes de tudo, corre lá se você ainda não conferiu!
Como já comentado, as nossas células necessitam de energia para realizarem suas funções, e com as células musculares não é diferente. Para evitar que ocorra a fadiga muscular, e com elas todas aquelas dores que demoram para passar, os nossos músculos precisam ter moléculas energéticas disponíveis o tempo todo, dessa forma, diversas vias metabólicas atuam em conjunto tanto para armazenar energia para quando necessário, como também para a degradação destas no momento do exercício.
Saiba tudo sobre o metabolismo muscular pela vídeo aula abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=qbyD1toBdoo

Ainda está confuso? Assista a vídeo aula abaixo para esclarecer os pontos que deixaram restar dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=CNaEWqwdsGY

DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

A distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética degenerativa e incapacitante, caracterizada por degeneração progressiva dos músculos, devido a ausência ou deficiência da proteína distrofina na superfície das membranas musculares, o que afeta inclusive os músculos cardíacos e respiratórios, levando à morte. 
O artigo intitulado "Distrofia muscular de Duchenne: complicações respiratórias e seu tratamento" de Fonseca et al (2007) dá um grande panorama sobre o que é esta doença e o que ela causa no organismo. Acesse o artigo pelo link abaixo:



CURIOSIDADE



Você sabia que para os seus músculos crescerem, é necessário que você danifique as células já existentes nele? Se isto é novidade para você, Jeffrey Siegel em um vídeo da TED, explica de uma maneira super didática todo este mecanismo. Ficou interessado? Acesse o vídeo através do link abaixo:



QUIZ
(PUC – PR-2007) Analise as afirmações abaixo, relativas ao processo do metabolismo energético:
I. Fermentação, respiração aeróbica e respiração anaeróbica são processos de degradação das moléculas orgânicas em compostos mais simples, liberando energia
II. Todos os processos de obtenção de energia ocorrem na presença do oxigênio.
III. A energia liberada nos processos do metabolismo energético é armazenada nas moléculas de ATP.
IV. No processo de fermentação, não existe uma cadeia de aceptores de hidrogênio que está presente na respiração aeróbica e anaeróbica.
V. Na respiração aeróbica, o último aceptor de hidrogênio é o oxigênio, enquanto na respiração anaeróbica é outra substância inorgânica.
VI. Na fermentação, a energia liberada nas reações de degradação é armazenada em 38 ATPs, enquanto na respiração aeróbica e anaeróbica é armazenada em 2 ATPs.
Estão corretas:
a) I , III , IV , V
b) I , III , V , VI
c) I , IV , V , VI
d) I , II , IV , V
e) I , II , III, IV

(RESPOSTA: A)

Autoras Gabriela Herman e Mylena O. Viana 
Postado no dia 1 de dezembro às 23: 50


Nenhum comentário:

Postar um comentário