A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

domingo, 1 de dezembro de 2019

ÁGUA, PH E SISTEMA TAMPÃO


ÁGUA

A molécula de água, H2O, apresenta um caráter altamente polar devido ao ângulo de 104,5 graus entre as duas ligações O-H. O seu átomo de oxigênio possui 2 pares de elétrons livres, viabilizando a formação de pontes de hidrogênio com moléculas vizinhas. Esta característica, faz com que ela possa se associe a diversas substâncias, sendo chamada de solvente universal. Pode ser ionizada por meio de uma reação ácido-base - caracterizada pela troca de prótons entre pares conjugados de ácidos e bases - podendo se comportar como ácido e como base. Essas são reações de equilíbrio, às quais correspondem constantes de equilíbrio definidas pelo cálculo de “K”, que mede a afinidade relativa das bases, de cada par ácido-base conjugados (AH/ A- e H3O+/ H2O), por prótons.
Clique nos links para saber mais sobre a água:




PH
            A concentração hidrogeniônica [H+] e os valores de [H+] para a maioria das soluções são tão baixos que passa a ser difícil compara-los. Assim, na prática o valor mais usado é do pH, calculado por meio da seguinte equação: pH = pK + log [A-]/[AH].
Clique no link para saber mais sobre a definição do pH:


SISTEMA TAMPÃO

Tampões são sistemas aquosos que tendem a resistir a variações no seu pH quando pequenas quantidades de ácido (H+) ou base (OH-) são adicionadas. Um sistema tampão consiste de um ácido fraco - doa de prótons - e sua base conjugada - aceita prótons.
A adição de ácido forte ou base forte a uma solução aquosa de um ácido fraco, por exemplo, ácido acético, causa pequenas variações de pH, se a solução estiver a um pH próximo do pK do ácido. É esse comportamento que caracteriza um tampão ácido-base. Clique nos links para saber mais sobre as definições do sistema tampão:



           




CURIOSIDADE

 O pH da superfície cutânea é um importante indicador funcional da pele, impactado pela produção de produção de ácido láctico - que gera o “manto ácido cutâneo” - Dessa forma, a pele apresenta pH levemente ácido (4,6 – 5,8), que atua na proteção contra bactérias e fungos. Além disso, as secreções cutâneas tem considerável capacidade tamponante. 
Para sabem mais sobre as relaç~es entre água, sistema tampão e pela, confere esse artigo:





TESTE SEUS CONHECIMENTOS

(UTFPR) A água apresenta inúmeras propriedades que são fundamentais para os seres vivos. Qual, dentre as características a seguir relacionadas, é uma propriedade da água de importância fundamental para os sistemas biológicos?
A) Possui baixo calor específico, pois sua temperatura varia com muita facilidade.
B) Suas moléculas são formadas por hidrogênios de disposição espacial linear.
C) Seu ponto de ebulição é entre 0 e 100 °C.
D) É um solvente limitado, pois não é capaz de se misturar com muitas substâncias.
E) Possui alta capacidade térmica e é solvente de muitas substâncias.
Resposta: A água é considerada um solvente universal, devido à grande capacidade de dissolver uma enorme quantidade de solutos. Seu ponto de fusão é de 0°C (à pressão de 1 atm) e seu ponto de ebulição é de 100°C (à pressão de 1 atm). A molécula de água é polar e possui geometria angular.
Resp.: E


Autoras Gabriela Herman e Mylena O. Viana 
Postado no dia 1 de dezembro às 23: 58

Nenhum comentário:

Postar um comentário