A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

METABOLISMO DE LIPÍDIOS


Imagem relacionada
Imagem: Notícias Universia
Videoaula interessante! 
Os lipídios são formados por  moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio insolúveis em água, o seu metabolismo ocorre no fígado e vem de duas fontes, uma que é dos alimentos ingeridos e a outra que é da reserva, como no metabolismo do carboidrato, vale ressaltar que o metabolismo de lipídios há o estado bem alimentado e o estado de jejum, para melhor compreensão separamos um vídeo para você!

Resultado de imagem para gif teste
Imagem: Não Entre Aki

Teste seus conhecimentos!

Só para fixar, escolhemos uma questão da Universidade Federal do Tocantins do ano de 2015.
1- (UFT/2015) – Os lipídios são biomoléculas orgânicas compostas principalmente por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios, outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Possuem funções básicas nos organismos tais como: fornecimento de energia para as células; alguns tipos participam da composição das membranas celulares; atuam como isolantes térmicos nos animais endotérmicos e facilitam determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos.

Sobre lipídios, marque a alternativa INCORRETA.

a) A bainha de mielina, responsável pela condução saltatória do impulso nervoso, possui em sua composição esfingolipídeos.

b) Glicerídeos, cerídeos e fosfolipídeos são classes de lipídios com características pouco solúveis em água.

c) Grande parte do colesterol é transportada no sangue através da LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade). Uma parte dela é excretada no fígado e a outra serve para síntese de membranas celulares.

d) O colesterol é precursor das vitaminas do complexo B, sendo estas lipossolúveis, importantes no metabolismo celular.

e) Hormônios sexuais como a progesterona e a testosterona têm como precursores de sua síntese endógena os lipídios esteroides.



Resultado de imagem para oleo de lorenzo
Imagem: AdoroCinema

Um ótimo filme! 

E agora escolhemos um filme que você consegue dar uma revisada na matéria e descontrair um pouco, o nome é "O Óleo de Lorenzo" é um filme antigo de 1992 mas muito bom, pois relata um drama real onde os pais de Lorenzo lutam para salvar a sua vida, pois desde os cinco anos de idade ele é diagnosticado com uma doença rara e incurável. A doença  é  relacionado com o mau funcionamento do metabolismo de ácidos  graxos. Devido a isso, vale a pena assistir e entender o quão importante é o bom funcionamento lipídios para o nosso organismo.







Autores: Andressa Mourão, Dayana Solek  e Gabriele G. Ikier (Grupo 6)
Publicado em 06/11/2019 às 16:00



Consequências do excesso de lipídios  



  Sabemos que o metabolismo dos lipídios é de fundamental importância para um organismos saudável, sabemos também que a falta ou o excesso de um componente pode comprometer uma via inteira. No entanto quando deixamos de olhar somente a superfície e passamos a compreender a nível celular torna-se complicado associar pequenas reações à doenças tão graves e letais  causado pelo excesso de lipídio, como por exemplo as doenças trazidas pela obesidade.
  Para demonstrar de forma mais didática  recomendamos uma pesquisa que expressa tanto a parte bioquímica quanto às consequências das reações. O artigo  "consumo exacerbado de lipídios provoca dano celular em algumas doenças metabólicas e cardiovascular" publicado em 2015, aborda os efeitos do lipídio em excesso no organismo e sua relação com as diferentes patologias associados a esse.

Quiz

Agora que você já compreendeu melhor as consequências do excesso de lipídio no organismos, teste seus conhecimentos e responda com verdadeiro   (V) ou falso (F) .
1. O cérebro também sofre os efeitos deletérios do desequilíbrio redox induzido por lipídeos.
2. A elevação na circulação de ácidos graxos livres é uma característica metabólica do estado insulino resistente e das dietas hiperlipídicas.
3. O lipídio faz mal a saúde.
4.Uma dieta hiperlipídica pode acarretar um excesso de ácidos graxos circulantes, que promovem uma deposição ectópica em tecidos não adiposos.
*resposta no fim da página

Curiosidade

Segundo a OMS mais de 50% da população brasileira se encontra acima do peso. O documentário “Muito Além do Peso”, dirigido por Estela Renner, mostra como doenças antes vistas apenas em adultos passam a atingir também as crianças.


* Resposta quiz: 
1.( V )
2.( V )
3.( F )
4.( V )

Autoras: Nayla Michenko Nunes (Grupo 11).
Publicado em 06/11/2019 às 21:30



Metabolismo de Lipídios
Sabe como o nosso corpo metaboliza gordura? Bom, o metabolismo de lipídios parece assustador, mas com essa vídeo aula do Professor Daniel Câmara Teixeira você conseguirá entender os principais pontos,  como os mecanismos iniciais e hormonais, sobre o tema para então atingir seus objetivos. 
Metabolismo de lipídios:
Agora, para melhor fixação da temática resolva a questão da Universidade Estadual de Campinas. Além disso, fornecemos a você um auxílio com um mapa mental sobre lipídios que pode te ajudar com termos básicos!!
(UNICAMP- ADAPTADA) Os lipídios são:

a) Os compostos energéticos consumidos preferencialmente pelo organismo;
b) Mais abundantes na composição química dos vegetais do que na dos animais;
c) Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno);
d) Presentes como fosfolipídios no interior da célula, mas nunca na estrutura da membrana plasmática.

Resposta correta: C.
Resultado de imagem para filme “O mínimo para viver
(Fonte: Netflix.)

Apesar de muitos não se sentirem bem com aqueles quilinhos a mais e desaprovam os lipídios no organismo, eles são essenciais para reserva energética que nos mantém vivos quando há a falta de outros suplementos. Com isso em mente, recomendamos o filme “O mínimo para viver” (2017) que relata a história de uma menina com anorexia e sua luta contra a doença para sobreviver demonstrando a necessidade do metabolismo e da presença de lipídios. Então, tudo bem você ter uns quilinhos a mais, mas sempre mantendo sua saúde!!

Autoras: Juliana Wencel; Karina Freitas; Luiza Helena Gonçalves (Grupo nº 5).
Publicado em 07/11/2019 às 15:30h.




Metabolismo de Lipídios:

Os lipídios são de extrema importância para nosso metabolismo energético, utilizados por muitos tecidos durante o jejum, tendo também outras funções como: termogênese, hormonal, antioxidante, coagulação sanguínea, entre outros. Os mais abundantes no organismo são os triacilgliceróis, formados por grupos acila e glicerol. 
Para auxiliar na compreensão desse conteúdo acesse o link de um conjunto de vídeos aulas curtos e objetivos do “Me Salva!”: https://www.youtube.com/playlist?list=PLf1lowbdbFIBxIsfnkrC3bpra456AOTXV .

Agora para contribuir na sua aprendizagem, responda à essa questão sobre o metabolismo de lipídios:

(G1- cftce 2006) – São substâncias do grupo dos lipídios:

a) Colesterol, cera, glicogênio, glicídeos.
b) Fosfatídeos, glicogênio, colesterol, celulose.
c) Amido, glicogênio, ceras, glicérides.
d) Fosfatídeos, glicerídeos, ceras, colesterol.
e) Glicogênio, colesterol, ceras, glicerídeos.

(Alternativa correta: d).


Curiosidade:

Resultado de imagem para baleia cachalote lipidios"

Essa baleia chama-se cachalote, na região denominada como espermacete é encontrado muito lipídio, em formas de triacilgliceróis, ceras e uma abundância de ácidos graxos insaturados. Para saber mais a respeito dessa curiosidade sobre a baleia e de que forma esses lipídios a auxiliam em sua flutuação e no seu mergulho,leia esse pequeno texto produzido pelos monitores do Laboratório de Ensino de Bioquímica da UFPA, que tiveram como principal fonte o livro Princípios de Bioquímica – Lehninger, https://labioqufpa.wordpress.com/2015/06/17/o-segredo-da-cabeca-das-cachalotes/.

Autores: Fernanda H. Matozo e Stephanie Lenz (grupo 8)

Publicado em: 07/11/2019 às 17:15



OS LIPÍDIOS E A ATEROCLEROSE
Os lipídios são um tipo de gordura absorvida através da alimentação ou sintetizadas pelo fígado. Os triglicerídeos e o colesterol são os tipos de lipídios mais conhecidos pelas pessoas e se destacam, nesse sentido, como sendo contribuintes para doenças cardiovasculares, no entanto todos os tipos de lipídios apresentam uma importância fisiológica.
Os triglicerídeos são compostos formados por uma molécula de glicerol e três de ácidos graxos. São o principal modo de estoque de energia dos animais, acumulados no tecido adiposo em forma de gordura.
(Fonte: Nutrição Proteica, 2019)

O colesterol por sua vez é um constituinte das membranas celulares, dos hormônios esteroides, ácidos biliares e moléculas de sinalização. São compostos orgânicos do grupo dos álcoois, secundários e monoinsaturados.


(Fonte: Brasil Escola, 2019)

Dos seis tipos de lipoproteínas existentes, merecem destaque três: a lipoproteína de intensidade baixíssima (VLDL), a de densidade baixa (LDL) -considerada o “colesterol ruim” -que transporta lipídios do fígado aos tecidos periféricos e por fim, a lipoproteína de densidade muito alta (HDL) que pode ser a responsável pelo transporte do colesterol dos tecidos periféricos ao fígado.
(Fonte: Pinterest, 2019)
Aterosclerose é uma doença vascular que ocasiona o endurecimento das artérias, através do espessamento e da perda da elasticidade das paredes arteriais devido à formação de placas de gordura. A placa típica dessa doença se origina com uma camada gordurosa que progressivamente aumenta por meio do processo de passagem de lipídios, seu acúmulo na parede do vaso e a atração dos monócitos sanguíneos para essa região específica.  Nela os monócitos viram macrófagos, que se concentram neste ponto e oxidam mais lipídios, mais precisamente o LDL. A aterosclerose atinge em um primeiro momento as artérias elásticas como a aorta e as carótidas; e por fim alcança as artérias musculares de grande e médio calibres como as coronárias e poplíteas, por exemplo.
(Fonte: Academia Nacional de Medicina, 2019)


Para compreender melhor sobre essa patologia segue o link de um vídeo bem didático sobre esse assunto: 



E agora que tal responder a questão a seguir para melhor fixação do assunto?!
(UECE/2016.2) Os esteroides são substâncias fundamentais ao metabolismo, dentre eles, o colesterol é um parâmetro que deve ser monitorado regularmente para o controle da saúde humana. Sobre o colesterol, é correto afirmar que:
A) é uma substância gordurosa prejudicial ao metabolismo humano, encontrada em todas as células do corpo, que sempre aumenta com o avanço da idade em homens e mulheres.
B) no organismo humano somente é adquirido através dos alimentos; portanto, a ingestão de gorduras deve ser inversamente proporcional ao aumento da idade.
C) é um álcool complexo, essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e para a metabolização de algumas vitaminas.
D) dois pacientes com colesterol total de 190, sendo o paciente 1 possuidor de LDL 150, HDL 20 e VLDL 20 e o paciente 2 de LDL 100, HDL 65 e VLDL 25, correm o mesmo risco de desenvolver aterosclerose.







O colesterol é um álcool complexo, indispensável à produção de hormônios sexuais como a progesterona e o estrogênio. É integrante de membranas celulares de animais e é transportado associado a uma lipoproteína; por isso, fala-se em colesterol HDL, LDL e VLDL. O risco de aterosclerose é maior em pessoas com maior taxa de colesterol do tipo LDL, conhecido como “mau” colesterol.
Resp: C.
Autores: Anna Luiza Scherer, Amanda Santos e Carolina Moreira (grupo 15).

Publicado em: 08/11/2019 às 00:32



METABOLISMO DE LIPÍDIOS

A via metabólica de lipídios é a principal fonte de energia para os músculos esqueléticos e cardíacos, sendo utilizada pelo fígado principalmente durante períodos de jejum. Isso acontece quando os ácidos graxos se tornam o principal substrato para a produção de energética. No  cérebro, mesmo não oxidando os ácidos graxos, ele irá utilizar os corpos cetônicos, que são derivados da acetil-CoA e da acetoacetil-CoA produzidas pela beta-oxidação hepática dos ácidos graxos.
Deixamos abaixo uma aula para facilitar o entendimento sobre o assunto:

Beta-Oxidação dos Ácidos Graxos

O que é a Beta-Oxidação dos Ácidos Graxos?
A ß oxidação é um processo catabólico de ácidos graxos que depende da sua oxidação mitocondrial. Eles passam por remoção, através da oxidação, de unidades de dois átomos de carbono na forma de acetil-CoA. Um exemplo é o ácido palmítico, um ácido graxo de 16 carbonos, que vai passar por  sete reações oxidativas, e em cada uma delas irá perder delas dois átomos de carbono na forma de acetil-CoA. No fim desse processo, os dois carbonos finais estarão na forma de acetil-CoA. Na imagem abaixo, é possível observar as etapas da Beta-oxidação:

Resultado de imagem para b oxidação

E para compreender melhor este assunto, separamos uma incrível vídeo aula sobre um esquema da B-oxidação do canal Me Salva:


Após assistir a aula sobre o assunto, é importante resolver exercícios para fixar o conteúdo. Então escolhemos um teste para te ajudar:

(IF-PA) A β-oxidação mitocondrial dos ácidos graxos é uma via importante para produção de energia em animais, vários protistas e bactérias. Em relação a oxidação dos ácidos graxos, é incorreto afirmar quê:
A)   a primeira etapa do processo de oxidação dos ácidos graxos saturados no interior das mitocondrias é uma redução a fim de expor grupos funcionais a serem oxidados.
B)   a desidrogenação é uma reação catalisada pela Acil- Coenzima A desidrogenase que participa da β-oxidação dos ácidos graxos, e constitui o primeiro passo da β-oxidação.
C)   a hidratação é o segundo passo da β-oxidação dos ácidos graxos e a enzima responsável é a enoil-CoAhidratase.
D)   a desidrogenação de L-β-hidroxiacil-CoA pela ação da β-hidroxiacil-CoAdesidrogenase é o terceiro passo da β-oxidação de ácidos graxos.
E)   a oxidação dos ácidos graxos insaturados requer duas enzimas adicionais, quando comparados aos ácidos graxos saturados, que sejam uma isomerase e uma redutase.
Resposta: A alternativa correta é a letra A.

E para deixar o estudo mais interessante, temos uma dica de série, para você estudar de uma forma mais descontraída. Bons estudos e aproveite!

Para entender melhor o assunto, indicamos a série “DIAGNÓSTICO”  da netflix, na qual o primeiro episódio despertará curiosidades sobre miopatias metabólicas. Estas miopatias metabólicas explicam as síndromes nas quais a alteração metabólica foi identificada, e assim incluindo as glicogenólises, miopatias mitocondriais e também distúrbios do metabolismo lipídico.  
Autoras: Maria Gabriele e Maria Fernanda, Grupo n°13 - Postado em: 09/11/2019 00:25


Metabolismo de Lipídios e a Obesidade
A quantidade de tecido adiposo presente em uma pessoa é determinada por fatores
genéticos e pela ingestão de calorias. A mobilização e a deposição dos lipídios
dentro dos adipócitos sofrem influência de fatores neurais e hormonais.
Nas dietas alimentares, esse processo ocorre assim: o nosso organismo precisa
de um determinado número de calorias diárias para abastecer o metabolismo
basal, que pode ser acelerado por intermédio do exercício físico. Se ingerirmos
uma quantidade de calorias inferior ao exigido no metabolismo, o organismo
pega da nossa reserva energética, ou seja, o que está dentro dos adipócitos.
Assim, ocorre a degradação e essa energia vai direto para o local
de necessidade. Quando ingerimos calorias superiores ao exigido pelo
metabolismo, estas são armazenadas como gordura dentro do adipócito,
que cresce em tamanho (hipertrofia).
Em algumas pessoas,os adipócitos aumentam em número (hiperplasia)
É por isso que o ser humano engorda.


Questão
 (Unicamp-SP-adaptada) – Os lipídios são:
a) Os compostos energéticos consumidos preferencialmente pelo organismo;

b) Mais abundantes na composição química dos vegetais do que na dos animais;

c) Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos
(álcool, éter, benzeno);

d) Presentes como fosfolipídios no interior da célula, mas nunca na estrutura


da membrana plasmática;

Curiosidade;
Para você continuar estudando e conseguir relaxar ao mesmo tempo, vale a pena
conferir o filme Super Size Me, a dieta do palhaço. O filme fala sobre um homem
que aceitou o desafio de se alimentar apenas com Mc Donalds,
venha descobrir qual foi o desfecho dessa história.


Autora: Ana Luiza S. Fiebrantz grupo nº10 Postado 13/11/19 às 13:01


Colesterol



O colesterol pode ter origem exógena, que é o que está presente nos alimentos que ingerimos e representa 70% do que nosso corpo necessita, ou endógena, que é produzido pelo nosso próprio corpo, e representa 30% do que nosso corpo necessita. Há dois tipos de colesterol, comumente chamados de "bom" e "ruim".

LDL (Lipoproteínas de baixa densidade)
Composta por ácidos graxos saturados, é popularmente chamado colesterol "ruim”, pois sua ingestão de forma excessiva leva à formação de uma placa aterosclerótica (placa de gordura) que entope veias e artérias, já que os lipídios não conseguem se dissolver no sangue.

HDL (Lipoproteínas de alta densidade)
Ao contrário do LDL, é composta por ácidos graxos insaturados e conhecido como colesterol "bom”, pois, se o LDL forma a placa aterosclerótica, o HDL tem a capacidade de absorver estes cristais de colesterol formados nas vias sanguíneas.

Quando não é um distúrbio metabólico, o colesterol "ruim" é ocasionado pela alta ingestão de alimentos que contém colesterol, que são os de origem animal, como carnes, ovos, leite integral e derivados. Já o colesterol "bom" é obtido através do consumo de alimentos ricos em fibras, como fruta, legumes e óleos vegetais, como o de coco. Também é importante que uma dieta balanceada seja associada à prática de atividades físicas.

O vídeo a seguir, do canal Autoridade Fitness, fala de forma fácil e divertida sobre os tipos de colesterol. Assista!


Pesquise mais sobre o metabolismo de liídios e teste seus conhecimentos:

1) (UFAM) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:

a) O colesterol é encontrado em alimentos tanto de origem animal como vegetal (por ex: manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.) uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
b) Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.
c) O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
d) Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.
e) O colesterol sempre é danoso ao organismo vivo seja ele animal ou vegetal.

Resposta correta: alternativa C

Você já conhece a Doença de Tangier? 

É uma doença extremamente rara e causada por mutações genéticas em um cromossomo que gera um defeito no metabolismo da apo A, que é a proteína mais presente no HDL, sendo assim, acarreta na redução acentuada ou até mesmo a ausência de HDL
Em crianças são comumente observadas características como aumento das amígdalas e adenóides com cor alaranjada, níveis muito baixos de lipoproteínas de alta densidade (HDL), distúrbios nas funções dos nervos, severa opacificação da córnea, acúmulo de colesterol no sistema linforreticular, quantidade ligeiramente elevada de gordura no sangue, redução da acuidade visual, doença vascular precoce e fígado, baço e gânglios linfáticos aumentados. Em pacientes mais idosos pode causar asterosclerose, pois suas paredes arteriais apresentam maior rigidez, hipotonia e sensação de dormência e/ou formigamento em várias partes do corpo, dor, edema e, em casos mais graves, paralisia facial.

A aterosclerose é um dos sintomas da Doença de Tangier, principalmente em idosos.

O seguinte artigo, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, traz mais informações e um estudo de caso de um paciente com a Doença de Tangier: https://www.spmi.pt/revista/vol17/vol17_n3_2010_167_170.pdf

Autor: Claudia Heckler (grupo 12)


O que é e como funciona o metabolismo de lipídios

O que são os lipídios ?

Lipídios são compostos que possuem caráter predominantemente apolar (baixa solubilidade em água) e que tem em comum o fato de serem interligadas por cadeias de biossíntese nas células. Inicialmente, é importante ressaltar que ao contrário da maioria dos grupos, eles não possuem um grupo funcional específico, englobando compostos de diferentes estruturas. Embora não apresentem nenhuma característica estrutural comum todas eles possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possui poucos heteroátomos, o que faz com que estas moléculas sejam pobres em dipolos localizados (carbono e hidrogênio possuem eletronegatividade semelhante). Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.

Ao contrário das demais biomoléculas, os lipídios não são polímeros por não apresentarem unidades repetitivas, mas apesar de apresentarem estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídeos são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares.

Quais são suas Funções:
  •          Reserva de energia e combustível celular
  •          Membrana celulares (fosfolipídios e glicolipídios)
  •          Isolamento de proteção de órgãos
    •  Impermeabilização (ceras)
    •  Isolantes térmicos
  •          Hormonal (esteroides)
  •          Antioxidantes (Vitamina A e E)
  •          Digestiva (sais biliares)

A oxidação completa de 1g de glicose gera aproximadamente 4 Kcal, enquanto que a mesma quantidade de ácidos graxos (gordura) gera em torno de 9 Kcal.
Metabolismo dos lipídios

Quando realizamos exercícios, vários hormônios como: catecolaminas, glucagon, hormônio do crescimento, corticosteroides... entre outros. São liberados na corrente sanguínea,  e quando chegam aos adipócitos, provocam lipólise (quebra dos triglicerídios) aumentando as concentrações sanguíneas de ácidos graxos livres (AGL). Esses AGLs são levados aos músculos esqueléticos que os utilizam para a síntese de ATP.
O ácido-graxo, agora dentro da célula muscular, precisa ser ativado (incoporação de Acil-CoA) e transportado para dentro da matriz mitocondrial, onde será fracionado em moléculas de dois carbonos (Acetil-CoA) pelo processo de Beta-oxidação. Dentro da mitocôndria, as moléculas de Acetil-CoA são processadas no ciclo do ácido cítrico (Ciclo de Krebs) e produzem NADH e FADH2. Esses últimos são transferidos para a cadeia de transporte de elétrons onde o ATP é finalmente gerado.


Vamos entender com o nosso corpo metaboliza gordura, acompanhe essa webaula. Nela você vai entender os gatilhos e mecanismos hormonais por trás do acúmulo de gordura e da mobilização de lipídio do tecido adiposo.



Dietas loucas e o padrão de beleza imposto pela mídia é causa de muitos distúrbios psicológicos em adolescentes e adultos. A necessidade de reduzir o peso, a massa “gorda” pode afetar a saúde dessas pessoas em troca da melhora da auto-estima. Contudo esse manto lipidico a “gordura” tem função. O filme o amor é cego apresenta Hal que é um homem que segue à risca o conselho de seu pai e apenas se interessa por mulheres que tenham um físico perfeito. Mas tudo muda quando ele se encontra com Anthony Robbins, um guru de auto-ajuda que o hipnotiza e faz com que ele apenas possa visualizar a beleza interior das mulheres. Sem saber que está sob o efeito de hipnose, Hal se apaixona por Rosemary, uma mulher obesa que é vista por ele como se fosse uma verdadeira deusa. Até que, após ser retirado da hipnose por seu amigo Mauricio, passa a ver como Rosemary é de verdade e precisa tomar uma decisão sobre seu relacionamento com ela.



1) Os lipídios, chamados popularmente de gorduras, são substâncias que se caracterizam principalmente por sua baixa solubilidade em água. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não se refere a uma importância biológica dos lipídios.

a) Funcionam como reserva energética.
b) Atuam na impermeabilização de superfícies que sofrem com a desidratação.
c) Fazem parte da composição da membrana plasmática.
d) Fazem parte da composição de hormônios.
e) Atuam como catalisadores biológicos.

2) A hidrólise de moléculas de lipídios produz:
a) aminoácidos e água.
b) ácidos graxos e glicerol.
c) glucose e glicerol.
d) glicerol e água.
e) ácidos graxos e água.

3) Hormônios sexuais, como a testosterona e o estradiol, são exemplos de lipídios do grupo dos(as):
a) glicerídios.
b) ceras.
c) carotenoides.
d) fosfolipídios.
e) esteroides.

Respostas
1) Alternativa “E”. As substâncias que atuam como catalisadores biológicos são as enzimas, um tipo de proteína.
2) Alternativa “B”. Os lipídios são moléculas orgânicas resultantes da associação entre ácidos graxos e glicerol (álcool).
3) Alternativa “E”. Os hormônios sexuais, assim como os corticosteroides, são exemplos de esteroides.


Autor: André Bomfim (Grupo 4)

                              

                        METABOLISMO DE LIPÍDIOS DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO

Sabemos que os ácidos graxos nos fornecem energia e que o treinamento de longa duração acarreta em maior participação dos lipídios como substrato energético durante o esforço. Recomendamos a leitura do seguinte artigo que explica essa regulação do metabolismo de lipídios durante a realização do exercício físico. 

https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/15698/12065

Considerando o metabolismo dos lipídios, segue uma questão que aborda esse conteúdo:
As células adiposas são responsáveis por armazenar lipídios em grandes quantidades. Parte desses lipídios são provenientes da alimentação, mas essas células são capazes de sintetizar lipídios a partir de glicose.
Considere as afirmações abaixo.
I. Uma dieta rica em carboidratos pode levar à obesidade.
II. Para estimular a utilização desses lipídios, deve-se eliminar toda a ingestão dessas substâncias.
III. Os lipídios ingeridos na alimentação são absorvidos pelos vasos linfáticos do intestino que os conduzem diretamente até o tecido adiposo.

(A) somente II e III estão corretas.
(B) somente I e II estão corretas. 
(C) somente I e III estão corretas. 
(D) somente I é correta.
(E) todas estão corretas. 


gabarito: d 


A INFLUÊNCIA DA GORDURA NA PANIFICAÇÃO

A panificação envolve bem mais do que a tradicional combinação entre farinha de trigo, água, fermento e sal. Ao longo da história, a partir desse quarteto fundador da arte de fazer pães, muitos métodos e técnicas foram adotados, proporcionando o surgimento de novas receitas.
Um bom exemplo de tal evolução foi a adição de gordura (quimicamente chamada de lipídio) às massas. Para que você compreenda a influência da matéria graxa na panificação, segue este guia básico sobre o assunto.  Assim, você saberá o que as gorduras oferecem para melhorar as massas e as diferenças entre os variados ingredientes:
https://massamadreblog.com.br/know-how/curiosidades/gordura/

Postado por: Géssica, Tayala e Paulo Henrique (grupo nº 20). Em 18/11/2019. Ás: 17:10


Metabolismo de Lipídeos 

E aí galera, sabemos que lipídeos que também são chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas por hidrogênio, oxigênio e carbono mas, hoje separamos um ótimo resuminho sobre o metabolismo dessas moléculas, que ocorre no fígado e são provenientes de duas fontes. Esse vídeo foi realizado pelo canal "med para estudantes", https://www.youtube.com/watch?v=ZAQXySE_XVs. Aproveitem!
Resultado de imagem para metabolismo dos lipidios"

Para Fixar o Conteúdo

Questão da Universidade Federal do Paraná de 2017, sobre lipídeos:

(UFPR/2017) As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídeos pode durar um mês. O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:
A) isolantes elétricos.
B) pouco biodegradáveis.
C) saturados de hidrogênios.
D) majoritariamente hidrofóbicos.
E) componentes das membranas.
(Gabarito: letra D)

Você Sabia?

Para continuar estudando e ainda assim curtindo uma série, recomendamos a série da Netflix "Ask the Doctor", nela assuntos como alergias, dietas, distúrbios do sono são comentados e explicados por três médicos. Em especial, o primeiro episódio da primeira temporada chamado "Obesidade" fala sobre os mecanismos que levam a pessoa a comer em excesso e analisam a gordura que pode fazer a gente emagrecer!
Resultado de imagem para ask the doctor netflix"
Fonte: Google Imagens

Autoras: Giulia M. Guimarães e Kethelen Gonçalves (grupo 18)
Publicado em: 18/11 as 20:13h

Lipídios

Você sabe qual a importância dos lipídios? E como eles são metabolizados no corpo? Se ainda não sabe os lipídios são biomoléculas muito importantes pois constituem a principal reserva energética do nosso corpo. Eles são metabolizados no fígado, e podem vir da alimentação ou da quebra dos triglicerídeos (forma com que os lipidios são armazenados no corpo) do tecido adiposo.

Já deu para ver que os lipídios são muito importantes, quer saber qual o processo do metabolismo dessas biomoléculas? Então assista o vídeo abaixo que ensina esse processo de maneira bem didática.
https://www.youtube.com/watch?v=XqOL9tZIhUU&feature=youtu.be

Quiz

 Agora que tal testar seu conhecimento com uma pergunta sobre o assunto?

(UFPI) A hidrólise de moléculas de lipídios produz:
a) aminoácidos e água.
b) ácidos graxos e glicerol.
c) glucose e glicerol.
d) glicerol e água.
e) ácidos graxos e água.
(resposta letra B)

curiosidade


O documentário “Super size me: a dieta do palhaço” demonstra de maneira diferente como a má alimentação impacta em nossa saúde.

https://www.youtube.com/watch?v=OlUHSeM6DZo&feature=youtu.be

Autoras: Giovana Ribeiro e Luana Dias. (Grupo 7)

METABOLISMO DE LIPÍDIOS
Como todas as coisas, de forma moderada, os lipídios são importantes para o nosso desenvolvimento e manutenção da saúde, porém  ingesta excessiva dos mesmos contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (que são a principal causa de mortalidade no mundo). Atualmente, as dietas baseadas em alimentos de origem vegetal foram substituídas por dietas com alto teor de gordura e, portanto, mais calóricas, causando diversas patologias. Diversas estratégias foram criadas, dentre elas a obrigação da descrição nutricional nos rótulos dos alimentos, sendo que a OMS é de que a gordura total da dieta não exceda a 30% da energia, os ácidos graxos consumidos não passem de 10% e os trans contribuam com menos que 1% desta energia (até 2 g por dia). Nesta revisão foram analisadas as exigências sobre a rotulagem de produtos, sobre os métodos analíticos de quantificação dos componentes lipídicos e as divergências significativas nos teores obtidos para os nutrientes.

Quer entender melhor sobre as informações que devem conter nos rótulos e o resultado do estudo?Segue link de acesso ao artigo: http://periodicos.ses.sp.bvs.br/pdf/rial/v68n2/v68n2a01.pdf

QUIZZ
(MUNDO EDUCAÇÃO) O colesterol é um tipo de lipídio muito importante para o homem, apesar de ser conhecido principalmente por causar problemas cardíacos, como a aterosclerose. Esse lipídio pode ser adquirido pelo nosso corpo através de dieta ou ser sintetizado em nosso fígado.
Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o tipo de lipídio no qual o colesterol enquadra-se.
a) glicerídeos.
b) ceras.
c) carotenoides.
d) fosfolipídios.
e) esteroides.

Gabarito: Alternativa “e”. O colesterol é o esteroide mais conhecido e está relacionado com a composição das membranas celulares e de alguns hormônios.

CURIOSIDADE
Dica de documentário: “Muito Além do Peso’, que retrata a realidade alarmante da obesidade no
Brasil e no mundo. Allgumas regiões mais retiradas no Brasil a alimentação é péssima com uma
ingesta absurda de carboidratos, alimentos gordurosos e hipercalóricos, o que torna as pessoas
desnutridas e obesas. Em entrevista com algumas crianças, quando perguntadas sobre o que
eram algumas frutas e legumes, elas não sabiam nem o nome, parece utópico, mas é no Brasil.
Ficou curioso em assistir esse documentário?
Segue o link para fácil acesso: https://muitoalemdopeso.com.br/



Postado por: Andressa Koch da Cruz (Grupo 21: Andressa K., Dalice A., Fernanda V.)




Metabolismo de lipídeos

Para compreender o metabolismo de lipídeos, primeiramente é necessário saber o que é o lipídeo e qual sua importância. O lipídeo é uma molécula orgânica constituída principalmente por carbono e hidrogênio e sua importância é que ela é a principal reserva energética metabólica a longo prazo sendo ele armazenado na forma de triglicerídeos nos adipócitos.

Características importantes:

          - Acontece no fígado

          - Os lipídeos são provenientes de duas fontes: dieta e reserva nos adipócitos.



Para entender melhor, assista essa vídeo-aula:




Para exercitar os seus conhecimentos

1– (UERJ/2014) – Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo essas enzimas. Assim, como não há digestão de parte da gordura ingerida, há menor absorção desses nutrientes, contribuindo para o controle do peso.

Com base nessas informações, conclui-se que tais medicamentos agem principalmente sobre as enzimas produzidas pelo seguinte órgão:

a) jejuno

b) fígado

c) pâncreas

d) estômago

2 – (UPE/2009) – “Dentre os tipos de esteróides, grupo particular de lipídios, é o mais abundante nos tecidos animais. Está na composição da membrana plasmática das células animais. É produzido em nosso próprio corpo, principalmente no fígado. Trata-se de composto químico, precursor da vitamina D e dos hormônios estrógeno e testosterona.”

O texto refere-se a

a) Triglicerídeo.

b) Colesterol.

c) Caroteno.

d) Glicerol.

e) Glicogênio.

3 – (IFGO/2013) – Os lipídios mais comuns nas células são os triglicerídios (triacilgliceróis), fosfolipídios, glicolipídios e esteroides.

Em relação aos lipídios, analise as seguintes afirmações:

I. Trata-se de um grupo de moléculas caracterizadas por sua insolubilidade em água e solubilidade em solventes orgânicos;

II. Os triacilgliceróis servem como reserva energética para o organismo, e seus ácidos graxos, quando oxidados, liberam pequena quantidade de energia em comparação aos carboidratos;

III. Um dos esteroides mais importantes é o colesterol, presente nas membranas de células animais.

Está(ão) correta(s):

a) Somente a afirmação II.

b) Somente as afirmações I e III.

c) Somente a afirmação I.

d) Somente as afirmações II e III.

e) Somente as afirmações I e II.



Curiosidades



O objetivo dos irmãos consistia em alcançar um resultado o mais verossímil possível dos efeitos positivos e negativos das dietas, uma vez que eliminariam, por serem gêmeos, qualquer influência genética sobre seus organismos. Eles também queriam entender qual delas seria mais eficiente. Ao final do experimento, os médicos gêmeos concluíram que o ganho de peso não está ligado exclusivamente ao consumo de gordura ou ao de açúcar (carboidratos). O problema, na prática, é a combinação desses dois elementos, dizem eles.

 Autores: Ayla Colmenarez e Felipe França (Grupo 9)



Uma gordurinha não faz mal

Vamos ser sinceros é muito saboroso comer um Burguer King não é mesmo? E naqueles dias de correria muito mais facil simples pedir um drive thru de fast food do que preparar uma comida saudável. Conformo vemos nisso mas é o coração como que fica nessa historia ? Sabia que doenças cardíacas podem ter origem de partículas de gorduram que de acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos impedindo que o sangue flua como deveria, chamamos essa deposição de lipídios de aterosclerose a qual pode levar até um infarto. Então vamos ser radical e eliminar toda fonte de gordura ? Muita calma nessa hora, nosso corpo pode armazenar lipídeos na forma de triglicerídeos e usar depois como fonte de energia , porém não podemos exagerar na ingestão e temos que gastar essa energia uma boa ideia é praticar esporte além de estar cuidando da sua saúde pode se divertir com amigos ou família. Para conhecer mais sobre esse assunto e outras doenças relacionadas ao metabolismo de lipídeos segue o link abaixo.

Conheça mais sobre lipídeos.


Autora: Nataly Alves Cuduh (grupo1)




Momento Ciência


A experiência de colocar em um copo água e óleo revela que o segundo elemento é insolúvel em água. Depois de ter uma dieta rica em gordura como que se transporta ela pelo sangue levando em conta que o plasma sanguíneo é rico em água. Analise as opções a seguir e assinale a correta.

A) As moléculas de lipídeos se agregam e assim se tornam uma só partícula e se movem livremente no sangue.

B) Os lipídeos são transportados por partículas chamadas lipoproteínas, onde os ácidos graxos são envoltos por fosfolipídeos e colesterol os quais consegue ter interação com a água.

C) Os triglicerídicos são uma forma de transporte de lipídeos no sangue pois são formados somente de ácido graxo e assim conseguem interagir com o plasma e chegar aos tecidos.

D) A gordura adquirida da alimentação não consegue ser transportada pelo sangue, sendo assim elas se acumulam no intestino em células chamadas de adipócitos.


Autora: Nataly Alves Cuduh (Grupo 1)






Ácido graxo X doença genética



Ácido graxo é uma molécula apolar pois contém uma ceia de átomos de carbônio podendo ser curta ou longa. Importante no metabolismo de lipideos que no organismo humano tem função de estrutural presente nas membranas das células, de fonte de energia e entre outros. Existe uma doença genetica do recessivo ligada ao X chamada de adrenoleucodistrofia que consiste em alterações nos peroxissomos por consequência gera o acumulo de acido graxo de cadeia muito longa esse efeito acaba prejudicando o sistema nervoso o filme "O óleo de Lorenzo" mostra como a doença afeta o menino de 5 anos chamado Lorenzo e o modo como os pais tentam ajudar.

Segue o trailer.




Autora: Nataly Alves Cuduh (grupo 1)



CORPOS CETÔNICOS

O nosso corpo tem duas formas de obter energia, através da oxidação de carboidratos que gera glicose, ou de lipídeos que formam ácidos graxos. Normalmente nossos tecidos preferem utilizar como fonte a glicose, em especial o tecido nervoso, no entanto, não temos um estoque de carboidrato, diferente dos lipídeos que estão em forma de triglicerídeos nos adipócitos (células do tecido adiposo que formam os “pneuzinhos” quando em excesso) e quando oxidados formam ácidos graxos.
Desta forma, há uma regulação quanto a utilização dessas fontes. Se tem pouca glicose, o corpo passa a utilizar ácidos graxos, rico energeticamente. O que ocorre claramente no musculo esquelético, por exemplo, quando requer maior demanda energética para execução de atividade moderada à intensa.
Mas o que seria corpos cetônicos? É o produto do metabolismo de ácidos graxos, formando na β-oxidação o acetoacetato, cetona e o β-hidroxibutirato; que ocorre na matriz mitocondrial do fígado. O acetato e o β-hidroxibutirato não são utilizados como combustíveis pelo fígado, então são lançados na corrente sanguínea para serem revertidos em acetil-CoA e utilizados como fonte de energia extra-hepática. E a cetona não sofre metabolização no organismo, assim é eliminada pelos pulmões, provocando o conhecido hálito cetônico, e pela urina, denominado cetonúria.


Processo de oxidação no fígado. Fonte: Visão Bioquímica – Universidade de Brasilia


Por que ocorre? É uma forma de compensar a falta energética por parte dos carboidratos, haja visto que nosso corpo prefere a glicose como energia. O lado negativo desta forma alternativa de energia é que quando em grandes quantidades no sangue, os corpos cetônicos diminuem o pH normal, causando cetoacidose ao consumir os tampões deste tecido. Sendo recorrente em diabéticos tipo I.

DICA DE FILME!

O que acha de aprender mais um pouco e compreender como vive alguém com diabetes tipo I? Diante da explicação sobre a ação de corpos cetônicos no organismo humano certamente você irá topar! Segue indicação do filme “Broken” uma versão do clássico livro “To Kill a Mockingbird” (“O Sol é para Todos”, no Brasil), da autora Harper Lee produzido na Inglaterra, mostra as dificuldades e aprendizados de uma garota de 11 anos que tem de conviver com diabetes.


 Bons estudos!


Postado por: Antônio Francisco Jacó Rodrigues (2)

Lipídios: o ácido graxo


O metabolismo de lipídios fornecem uma grande quantidade de energia para o nosso organismo, proporcionando duas vezes mais energia que o metabolismo da glicose.  Os lipídios possuem duas fontes é uma delas é proveniente da síntese no próprio organismo, todo esse processo é explicado de maneira muito compreensível e ilustrada no vídeo “Fatty Acid Synthesis”, nele é explicado todo o processo: da mitocôndria à formação do s triglicerídeos.


https://www.youtube.com/watch?v=Dc3_LLXsguw





Aprender é aplicar!




Agora que você viu o vídeo, ficará muito mais fácil resolver essa questão:

UFPI) A hidrólise de moléculas de lipídios produz:

a) aminoácidos e água.

b) ácidos graxos e glicerol.

c) glucose e glicerol.

d) glicerol e água.

e) ácidos graxos e água



Lipídios e gordura




Outra fonte de lipídios, além de sua biossíntese, é a sua ingestão, sendo esta a maior responsável pelo acúmulo de gordura do corpo. Apesar de ter uma grande importância energética no nosso organismo, o consumo lipídico exagerado pode trazer diversos malefícios e doenças, afetando diretamente na qualidade de vida.  O drama estadunidense de 1994 “Gilbert Grape: aprendiz de sonhador” traz diversas problemáticas pois aborda sobre um adolescente que assume a responsabilidade financeira da família após o suicídio do pai, sobre o irmão com deficiência intelectual e a mãe com obesidade mórbida. O filme é emocionante do começo ao fim, e demonstra como a obesidade é uma doença que interfere muito na qualidade de vida das pessoas. Bom filme!






postado por Ana Maria (grupo 16)







Metabolismo de lipídeos

Hoje vamos falar um pouquinho dos lipídeos, mas, antes disso, você sabe o que são lipídeos?

Lipídeos são representados por ceras, óleos e gorduras na natureza, caracterizados por sua baixa solubilidade em água e por serem encontrados em formas micelares. No organismo, funcionam como reserva energética, isolantes térmicos, transportadores de elétrons, como cofatores enzimático, entre outras funções.


Ficou claro como os lipídeos são importantes no organismo? Então acompanha essa vídeo aula do professor Kennedy Ramos pra entender como funciona o metabolismo desses compostos no nosso corpo!





Assistiu tudo? Então vamos fazer um exercício!



Complete a frase:


Os esteroides são considerados uma categoria especial de ___________, sendo o __________ o esteroide mais conhecido. As células utilizam o _________ como matéria-prima para a fabricação das ___________ e dos ________________.



a)  Proteínas, colesterol, aminoácido, plantas, hormônios vegetais.


b)  Carboidratos, os hormônios vegetais, amido, enzimas, carboidratos.


c)  Polissacarídeos, glicogênio, amido, proteínas, hormônios vegetais.


d) Lipídios, colesterol, colesterol, membranas celulares, hormônios esteroides.




Resposta: D

Pra finalizar, uma curiosidade!
Resultado de imagem para oleosOs óleos são muito famosos na cosmetologia pela sua função de hidratação! Além do seu papel na restauração/rompimento da barreira cutânea (um otimizador no processo de cicatrização), ácidos graxos livres de óleos vegetais enriquecidos também têm sido estudado como facilitadores de penetração da barreira cutânea, pele a serem absorvidos e desempenharem  suas determinadas funções, ou seja, facilitam                                                      (Fonte: Google Imagens)                                                                                                                                                       a entrada de outros compostos previamente distribuídos pela pele. 

A penetração dos lipídios na pele segue a ordem: óleo de oliva > óleo de coco> óleo de semente de uva > óleo de abacate.
Autoras: Alyssa Elias e Kelly de Paula
Postado em: 01 de dezembro de 2019, às 20:45


Transporte de lipídios no sangue

Os lipídios são biomoléculas apolares, ou seja, são insolúveis em água embora sejam extremamente solúveis em solventes orgânicos como cetonas, ésteres e álcoois. São encontrados em tanto em alimentos de origem animal(ovos, leite, manteiga, etc), quanto de origem vegetal(azeite de oliva, abacate, oleaginosas, etc). Para que os lipídios possam desempenhar seu metabolismo é necessário que eles entrem na corrente sanguínea para serem transportados. Visto que essas biomoléculas são hidrofóbicas, se faz essencial um mecanismo que torne-as solúveis no plasma sanguíneo. Os lipídios são conduzidos na corrente sanguínea através de proteínas que os revestem, formando um complexo solúvel em sangue chamado de lipoproteína. As lipoproteínas são complexos esféricos com uma camada externa hidrofílica, composta por colesterol livre, fosfolipídios e apolipoproteínas, que fica em contato com o sangue; e um interior hidrofóbico, composto por colesterol esterificado e triacilglicerol, que fica isolado. Existem vários tipos de lipoproteínas, como os quilomícrons, VLDL, HDL, LDL. Esses diferentes tipos variam quanto a sua densidade e composição. Outra forma de transporte é feita através da proteína albumina. A albumina é uma proteína globular produzida no fígado, ela é responsável pelo transporte de diversas substâncias na corrente sanguínea como hormônios, bilirrubina não conjugada e o transporte de ácidos graxos livres (lipídios), também é responsável pelo controle do pH do sangue e pela manutenção do potencial osmótico. As apolipoproteínas são a parte responsável pelo transporte dos lipídios no sangue, proporcionando uma elevação na solubilidade da lipoproteína. Essas também servem como sinalizadores das lipoproteínas, ligando-se a receptores específicos nas células. Além disso, elas ativam enzimas específicas. As apolipoproteínas são divididas em apo (apolipoproteina) A, que faz parte do quilomícrom e do HDL, e é sintetizada no intestino de no fígado, a apo B possue duas subdivisoes apo B‐100 e apo B‐48.A apo B-100 é sintetizada no fígado e forma o VLDL e o LDL, já a apo B-48 forma os quilomícrons e é produzida no intestino. A apo C constitui o VLDL, HDL e LDL e também é sintetizada no fígado. Enfim, a apo E que é sintetizada no fígado e se encontra no plasma, constitui os quilomícrons VLDL e HDL. Os quilomícrons são as lipoproteínas que transportam os lipídios oriundos da dieta (via exógena de transporte de lipídios) para os tecidos periféricos. Eles são sintetizados no retículo endoplasmático liso, e possuem a maior porcentagem de triacilglicerol quando comparada as outras lipoproteínas e uma porcentagem de colesterol extremamente baixa. O VLDL é uma lipoproteína, produzida pelo fígado, de muito baixa densidade, possuí em seu interior uma alta porcentagem de triacilglicerol e uma baixa porcentagem de colesterol e é responsável pelo transporte do triacilglicerol sintetizado (via endógena de transporte de lipídios) para os tecidos periféricos. Já o LDL tem uma densidade baixa e a função de transporte do colesterol para os tecidos periféricos e para o fígado. É considerado um produto da degradação do VLDL e é conhecido como colesterol "ruim" pois ele acumula-se na circulação, o que pode causar aterosclerose, que é uma placa de acúmulo de colesterol. O LDL tem uma porcentagem extremamente alta de colesterol e uma porcentagem baixa de triacilglicerol. Por fim o HDL é a lipoproteína com a densidade mais alta, é sintetizada no plasma a partir da apoproteína A1, tem a função de transporte do colesterol para o fígado, possuí uma porcentagem alta de colesterol e uma muito baixa de triacilglicerol. O HDL é conhecido como colesterol bom, pois capta o colesterol dos tecidos levando até o fígado, o que evita aterosclerose.
Veja agora um artigo muito interessante obre o assunto.


Slides: 

Autoras: Giovana Ribeiro e Luana Gonçalves (grupo 7) 













































































Um comentário:

  1. Boa indicação da série Diagnóstico. Fica mais fácil entender a importância do conhecimento bioquímico para o organismo.

    ResponderExcluir