A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

domingo, 1 de dezembro de 2019

CAPTAÇÃO CELULAR DE LDL E SÍNTESE DE COLESTEROL- Mapa Mental

MAPA MENTAL

O QUE É O COLESTEROL?

        

 Fonte: Nutrients Reviews

O colesterol é um tipo de esteroide do organismo humano. Ele é um elemento essencial da estrutura das membranas celulares e é antecessor da síntese de hormônios esteroides, ácidos biliares, vitaminas e lipoproteínas.
Sendo uma substância lipídica, necessita de transportadores específicos para circular no plasma, pois não é solúvel no sangue. Esses transportadores são as lipoproteínas.
Fonte: Toda matéria

As lipoproteínas originam-se de acordo com a sua densidade. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) conduzem o colesterol existente no fígado para dentro das células. 
As partículas de LDL são constituídas por triglicerídeos, colesterol esterificado, com fosfolipídios e uma apolipoproteína, a apoB-100.

CAPTAÇÃO CELULAR DE LDL
A captação do LDL do plasma ocorre através da interação com os receptores de LDL, o LDL-R. Estes receptores, que têm afinidade pela Apo B-100 e se encontram na membrana plasmática da célula. 
A LDL se liga ao receptor e é conduzida ao citoplasma por vesículas recobertas formando os endossomos, que se fundem ao lisossomos. Lá, a apoB-100 é degradada em aminoácidos, os éster de colesterol, triglicerídeos e os fosfolipídios são hidrolisados, formando colesterol livre e ácidos graxos livres.
 Fonte: Goldstein and Brown, 1985

SÍNTESE DE COLESTEROL
Existem duas fontes de colesterol, uma é a  alimentação e a outra é a sua síntese. Esse composto está presente em todos os alimentos de origem animal e a  sua absorção é feita na mucosa intestinal. Já a sua síntese vai ocorrer no citosol e no retículo endoplasmático a partir de Acetil-Coa.
O processo de síntese pode ser resumido em 4 etapas :
  1. Três unidades de acetato condensam-se formando o mevalonato 
  2. O mevalonato é convertido em unidades de isoprenos ativados 
  3. Há a polimerização de seis unidades de isoprenos com 5 átomos de carbono cada, formando uma estrutura linear do esqualeno, com 30 átomos de carbono 
  4. É formado a partir da ciclização do esqualeno quatro anéis do núcleo esteroide e consecutivas séries de mudanças leva ao produto final, o colesterol .
 
Fonte: FACULDADE DE MEDICINA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 

A regulação da síntese é feita pela enzima HMG-CoA redutase, sendo ela responsável por controlar a sua quantidade e atividade.
A taxa de síntese hepática é relacionada com o nível ingerido na alimentação, a síntese endógena diminui quando aumenta o colesterol exógeno.
Artigo "Hipercolesterolemia Familiar: a Importância do Diagnóstico e Tratamento Precoces"
Apesar do colesterol ser essencial para a espécie humana ele também pode levar a diversas doenças com seu acúmulo no organismo. Dentre as doenças há uma que se destaca, a Hipercolesterolemia familiar (HF), uma doença genética autossômica dominante na qual o paciente possui um defeito no gene receptor de LDL, nisso o LDL fica circundando livre na corrente sanguínea e fica mais propenso a sofrer oxidações e transformações químicas. Além disso a homeostase do colesterol depende da absorção e da excreção desse composto, na HF esse equilíbrio é quebrado pois o colesterol acumula-se formando xantomas e placas de ateromas podendo entupir veias e artérias causando diversos males ao indivíduo.
A doença pode se apresentar em forma homozigótica o que a torna muito mais grave, ou heterozigótica que também pode trazer problemas porém de modo menos severo. O artigo a seguir "Hipercolesterolemia Familiar: a Importância do Diagnóstico e Tratamento Precoces ", fala um pouco sobre essa doença e sua atuação no organismo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário