A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

sábado, 9 de novembro de 2019

METABOLISMO MUSCULAR

    Abaixo você vera uma explicação básica sobres os importantes ciclos que ocorrem no músculo:   
               CICLO DE CORI
cori.jpg
O Ciclo de Cori, ou Sistema Lactato, ocorre com a quebra incompleta da Glicose na falta de oxigênio para que os 2 piruvatos resultantes entrem na mitocôndria.A priori, o que se usa para a atividade é o glicogênio muscular (e você já deve saber disso). A glicose circulante não é o objetivo, mas quando a razão entre consumo:utilização de oxigênio não atinge um perfeito equilíbrio, há produção de lactato para geração rápida de ATP. Só que o ATP produzido é muito pouco, então a eficiência do processo não está em "quantidade", e sim em "velocidade".
A glicólise que ocorre no MÚSCULO consome NADH e produz NAD+ e Piruvato. O ciclo de Cori faz com que os Hidrogênios e o Piruvato que não puderam entrar na mitocôndria se juntem formando Lactato dentro do músculo. Esse lactato cai na corrente sanguínea e vai para o fígado. No fígado o NAD+ produzido pela própria Glicólise retoma esses Hidrogênios e converte o Lactato novamente à Piruvato. O NAD+H que é restabelecido voltará para a glicólise e o piruvato é convertido em glicose novamente (gliconeogênese).
Uma coisa que todo mundo deverá entender é: o ciclo de cori acontece o tempo inteiro, mas em pequeníssima quantidade. Você só o sente quando o lactato produzido no ciclo começa a se acumular, e isso varia de pessoa/pessoa e nível de atividade
glucose-alanine-cycle.jpg

             CICLO DA ALANINA
Acredite, o pior já passou.
O ciclo da Glicose-Alanina é muito mais simples. Baseia-se na transaminação da Alanina, que ao perder seu grupo Amino, fica com a exata mesma molécula do Piruvato.
A sequência de reações acontece no fígado, aonde a enzima Alanina-Aminotransferase (TGP) remove o grupo Amino da alanina, e o transfere para o alfa-cetoglutarato, formando Glutamato, que transporta isso em forma de Amônia pelo sangue. A alanina transaminada passa a ser um Piruvato, que segue para o ciclo de Krebs normalmente. O glutamato vai para o ciclo de ureia, aonde a amônia é eliminada pela urina.

  Não entendeu o Ciclo de Cori? Sem pânico, esse ciclo não é fácil mesmo! Por isso separei essa vídeo aula mais animada, de boa dinâmica sobre o assunto, do canal "Biolodúvidas com Patrick Gomes"
  QUESTÕES
A presença de ácido láctico nas células musculares é sinal de fadiga muscular. O ácido láctico é resíduo da fermentação láctica, que as células musculares realizam quando:
a) utilizam gorduras como fonte de energia.
b) recebem quantidade insuficiente de oxigênio.
c) recebem quantidade excessiva de gás carbônico.
d) recebem quantidade excessiva de oxigênio.
e) utilizam lactose como fonte de energia.
gabarito: B
Unifor-CE
As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de:
a) amido.
b) glicose.
c) maltose.
d) sacarose.
e) glicogênio.
gabarito: E
CURIOSIDADE
Nesse vídeo da TV BrasilGov, você poderá conhecer mais sobre a doença glicogenose, assim como diz no vídeo:
a glicogenose é a chamada doença do armazenamento de glicogênio e afeta o processamento dessa substância ou sua quebra nos músculos e no fígado. Nesta edição do Saiba Mais você vai conhecer os sintomas e os tratamentos dessa doença genética rara.

Autoras: Caroline Bellani e Maria Eduarda Cubis - grupo 19 

Nenhum comentário:

Postar um comentário