As diversas vias metabólicas relacionam-se entre si de forma complexa, de modo a permitir uma regulação adequada. Este relacionamento envolve a regulação enzimática de cada uma das vias, o perfil metabólico característico de cada órgão e controle hormonal (HALPERN, 1997).
O metabolismo é organizado em, passo dependente reações complexas chamadas vias metabólicas. As enzimas são a principal forma que essas vias são reguladas, embora a concentração de nutrientes, produtos residuais, e os hormônios podem controlar as taxas metabólicas. Distúrbios metabólicos são as doenças causadas pela ausência de enzimas-chave que perturbam a regulação normal de um dado percurso herdado. O metabolismo descreve as reações químicas em que os organismos da função, da respiração celular para os eventos subjacentes a digestão, crescimento e reprodução. Sistemas chamado vias metabólicas coordenam essas funções e, geralmente, são iniciados ou parados por enzimas.A regulação metabólica é a base do controle biológico de metabolismo, uma vez que permite as células vivas para dirigir estas vias. Esse foi uma breve introdução sobre a integração metabólica e sua regulação, para continuar o aprendizado sobre veja essa vídeo aula do professor Sergio Araujo, "Curso de Bioquimica: Integração Metabólica":
QUESTÃO
(mundo educação)
Observe as afirmativas abaixo e marque aquela que melhor explica o que é metabolismo:
a) Toda reação química que garante a síntese de substâncias em nosso organismo.
b) Toda reação química que promove a degradação de substâncias em nosso organismo.
c) Conjunto de todas as reações químicas que ocorrem em nosso corpo.
d) Conjunto de todas as reações químicas que utilizam energia.
e) Conjunto de todas as reações químicas que produzem energia.
gab: c. Metabolismo pode ser definido como todas as reações químicas que ocorrem em um organismo, incluindo rotas catabólicas e rotas anabólicas.
CURIOSIDADE
Após essa vídeo aula, você pode ver o assunto de uma maneira bem mais descontraída. O filme de comédia norte americana, "Jack", fala sobre um garoto que nasceu com uma rara doença genética na qual seu metabolismo é 4 vezes mais acelerado que um ser humano normal, ou seja, seu corpo, a cada ano vivido, envelhecia 4 anos. O filme mostra a vida cotidiana de Jack, ainda criança mas já com a aparência de um homem de mais de 40 anos, com todos os problemas decorrentes da sua doença. Bom filme!
Autoras: Caroline Bellani e Maria Eduarda Cubis.
Ótima postagem! As aulas do prof. Sérgio são muito boas. São mais longas que outras do YouTube, mas excelentes.
ResponderExcluirE o filme também é ótima correlação.