A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Aminoácidos e proteínas⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽⎽
Saiba quais aminoácidos são essenciais para potencializar os exercícios físicos.

O que são Aminoácidos?
 Proteínas são polímeros cujas unidades constituintes fundamentais são os aminoácidos. Os aminoácidos, por sua vez, são moléculas orgânicas que possuem ligadas ao mesmo átomo de carbono um átomo de hidrogênio, um grupo funcional ácido carboxílico (-COOH), um grupo amino (-NH2)  e uma cadeia lateral Grupos-R (-NH2). Um aminoácido difere de outro justamente pelo grupo-R (cadeia lateral), garantindo propriedades físico-químicas distintas.
 Os aminoácidos se ligam de forma covalente, formando longas cadeias não ramificadas, através de ligações peptídicas envolvendo o radical amino (-NH2) de um aminoácido e o radical ácido carboxílico (- COOH) de um outro.
Quais são os tipos de Aminoácidos?

Aproximadamente 500 tipos de aminoácidos foram descobertos na natureza. Porém, apenas 20 atuam como constituintes das proteínas do nosso organismo. As diversas combinações complexas desses 20 tipos resultam em mais de 100 mil tipos de proteínas.
Os 20 aminoácidos são divididos em aminoácidos essenciais  e não essenciais:
  • Aminoácidos essenciais, são aqueles que o organismo humano não consegue sintetizar. Deste modo, eles devem ser obrigatoriamente ingeridos através de alimentos ou suplementos.
  • Aminoácidos não-essenciais, ou dispensáveis, são aqueles que o organismo humano consegue sintetizar a partir dos alimentos ingeridos.
➡ Veja também a matéria “Quais são os 9 aminoácidos essenciais e em quais alimentos podemos encontrá-los.” do Jornal BBC News Mundo.
Disponível no seguinte link: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48220067

Teste seu conhecimento 
Questão retirada do site Mundo Educação, publicado por Vanessa S. dos Santos em Exercícios de Biologia.
Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem um átomo de carbono ao qual se liga um átomo de hidrogênio, um grupo amina, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral “R”. Marque a alternativa que indica corretamente o que difere um aminoácido de outro.
a) Átomo de hidrogênio.
b) Átomo de carbono.
c) Cadeia lateral “R”.
d) Grupo carboxílico.
e) Grupo Amina.
Resposta: C
Benefícios dos Aminoácidos de Cadeia Ramificada (BCAAs).



Dentre os aminoácidos essenciais, se incluem os três aminoácidos de cadeia ramificada, sendo eles: isoleucina, valina e leucina. Em conjunto, esses aminoácidos formam cerca de 1/3 das proteínas musculares, como a actina e a miosina, por isso, são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento muscular. Os BCAAs são transportadores de nitrogênio, elemento que atua na síntese de outros aminoácidos necessários para a formação de novas fibras musculares. Além disso, os BCAAs também estimulam a produção de insulina, hormônio que possibilita a entrada de glicose e aminoácidos nas células. Tais funções auxiliam a aumentar a energia durante o treino físico, impedir o catabolismo, diminuir os danos musculares, acelerar a recuperação muscular, estimular a síntese de proteínas e reduzir a fadiga ocasionada após as atividades.
Além disso, os BCAAs estimulam a produção dos aminoácidos glutamina e alanina, entre outras substâncias. Tanto a alanina quanto a glutamina desempenham uma função muito importante, que é o de carrear a amônia resultante da desaminação de outros aminoácidos para o fígado e rins, evitando que os músculos acumulem esse composto tóxico. O aminoácido glutamina apresenta efeito benéfico sobre a função do sistema imunológico, sendo que alguns estudos apontam que em treinos, a glutamina reduz a incidência de infecções no trato respiratório.
Fonte: Vector illustration design
                                                                     
➡O vídeo " BCAAs - Aminoácidos de Cadeia Ramificada"do canal da Dra. Lenina Matioli (médica nutróloga/ ortopedista), explica esse tema com clareza e também oferece algumas dicas de suplementação.
Disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Zrjkie1O45s

                                               Postagem feita pela aluna Milene Alves Ramos (2).
____________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário