A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Metabolismo de Ácidos Nucleicos

Conceitos Gerais:

São as moléculas com a função de armazenamento e expressão da informação genética
     Existem basicamente 2 tipos de ácidos nucleicos:

     • O Ácido Desoxirribonucleico - DNA

     • O Ácido Ribonucleico - RNA

     Os ácidos nucléicos são macromoléculas formadas pela ligação tipo fosfodiéster entre 5 nucleotídeos diferentes, suas unidades fundamentais. As estruturas fundamentais dos ácidos nucleicos são os nucleotídeos. Uma molécula de DNA é uma cadeia composta de unidades de nucleotídeos repetidas. Cada nucleotídeo do DNA consiste de três partes básicas os nucleotídeos são as estruturas fundamentais dos ácidos nucléico

Biossíntese e metabolismo de ácidos nucléicos O que é biossíntese?

A biossíntese é um processo em que compostos químicos são produzidos a partir de reagentes simplificadores. Ao contrário da síntese química, a biossíntese ocorre nos organismos vivos e geralmente é catalisada por enzimas. Este processo é uma parte vital do metabolismo. Os requisitos para a biossíntese são: Substâncias precursoras Energia (geralmente na forma de ATP) Os componentes frequentemente necessários incluem: Catalisadores (geralmente enzimas).

Biossíntese de DNA A sequência base do DNA é a fonte de informações para a cópia fiel ou duplicação da cópia. DNA, neste processo, moléculas de DNA idênticas são criadas para as duas células filhas. A sequência base do DNA é a fonte de informação para a síntese ou TRANSCRIÇÃO do RNA. Às vezes, o RNA viral fornece informações para a bisinese do DNA através da transcrição reversa.

Degradação do DNA

A degradação do DNA é feita por nucleases, enzimas que degradam ácidos nucléicos. DNases e RNAses são tipos de nucleases específicas para DNA e RNA, respectivamente. Exonucleases degradam os ácidos nucléicos a partir de uma ponta específica, 3´ ou 5´, removendo nucleotídeos apenas uma das fitas.

Replicação

O processo de replicação necessita ser muito preciso para evitar alteração da informação genética. Os mecanismos de replicação do DNA, além de serem rápidos, possuem também precisão extraordinária, formando ligações fosfodiéster entre nucleotídeos de forma muito fidedigna. O DNA também conta com um arsenal enzimático para manter sua estrutura, corrigindo erros de replicação e alterações espontâneas ou de causa ambiental – os mecanismos de reparo.

Síntese

O DNA é sintetizado sempre da terminação 5´ para a 3´, o que significa que a fita original utilizada como templete é lida da extremidade 3´ para a 5´. Essa propriedade não permite que o DNA de ambas as fitas seja replicado de modo contínuo. Okasaki demonstrou que uma das fitas, a lagging strand, é sintetizada em fragmentos curtos, os fragmentos de Okasaki,. Estes fragmentos têm de centenas a milhares de nucleotídeos, dependendo do tipo de célula, e são unidos posteriormente. A fita líder é sintetizada de modo contínuo.












Os super heróis são formados por alterações em seus metabolismos de nucleotídeos que modifica seu DNA provocando alterações fenotípicas e  genotípicas. 

O homem aranha quando picado por uma aranha radioativa tem seus genes misturados o que confere a ele alguns poderes de aranha.

Contudo a manipulação genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do DNA em um ser vivo, geralmente para expressar um gene. Frequentemente empregados em plantas para desenvolver resistências a doenças e animais predadores.







1) Os ácidos nucleicos são formados por monômeros chamados de:

a) nucleopídeos.
b) nucleoides.
c) nucleotídeos.
d) nucléolo.
e) nucleoplasmas.

2) Os nucleotídeos são monômeros que formam os ácidos nucleicos. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que cita os componentes básicos de um nucleotídeo.

a) uma ribose, um grupo fosfato e uma timina.
b) uma pentose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato.
c) uma pentose, um grupo fosfato e uma base pirimidina.
d) uma ribose, um grupo fosfato e uma base purina.
e) uma proteína, um carboidrato e um lipídeo.


Respostas:

1) Alternativa “C”. Os nucleotídeos formam os ácidos nucleicos
2) Alternativa “B”. Os nucleotídeos apresentam um açúcar de cinco carbonos (pentose), uma base nitrogenada (citosina, timina, uracila, adenina ou guanina) e um ou mais grupos fosfato.

Autor: André Bomfim (Grupo 4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário