A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Ácidos nucleicos e nucleotídeos


Os ácidos nucleicos são macromoléculas (DNA e RNA), estruturadas por unidades monoméricas menores, os populares nucleotídeos. Os nucleotídeos são formados por: um açúcar do grupo das pentoses (monossacarídeos com cinco átomos de carbono); um radical “fosfato”, oriundo da molécula do ácido ortofosfórico (H3PO4); e uma base orgânica nitrogenada. Suas funções, como serem moedas energéticas nas transações metabólicas, elos químicos cruciais na resposta das células a hormônios e outros estímulos extracelulares, componentes estruturais de uma coleção de fatores enzimáticos e intermediários, são de grande importância no organismo.
 Esses nucleotídeos se encontram em todas as células vivas, sendo responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e, por sua tradução, que é expressa pela síntese primordial das proteínas. 


Compreendendo os ácidos nucleicos

Com a ajuda de uma vídeo aula interessante da UNIVESP sobre esse conteúdo, você pode ter uma noção maior e se aprofundar sobre nucleotídeos e ácidos nucleicos: Ácidos nucleicos - UNIVESP

Agora, com o devido estudo, vamos testar nossos conhecimentos com uma questão:

1) (Uece) Sobre os ácidos nucleicos, são feitas as seguintes afirmações: (A)
I. São macromoléculas, de elevada massa molecular, que possuem ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas, em sua composição.
II. Ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução, que é expressa pela síntese proteica.
III. Encontram-se presentes no núcleo dos procariotos e dispersos no hialoplasma dos eucariotos.
IV. Encontram-se, normalmente, organizados sob a forma de fita simples ou dupla.
Das quatro afirmações anteriores, são verdadeiras:
a) Apenas a I, a II e a IV.
b) A I, a II, a III e a IV.
c) Apenas a III e a IV.
d) Apenas a I e a II.
e) A II e a III.

Filme

X-men: primeira classe, da Fox Film, não traz em seu roteiro algo explicativo ou de cunho acadêmico, mas faz uma boa alusão a mutações que nos levaram de organismos unicelulares à forma de vida reprodutiva neste planeta, com infinitas variações em cada geração. Essas mutações, que são os poderes de muitas personagens, ocorrem nos ácidos nucleicos, porém mundo real sabemos que essas alterações genéticas exacerbadas culminam muitas vezes em serias síndromes e/ou mortes.

Autor: Dariel Matheus R. Nascimento (grupo 17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário