A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

CATABOLISMO DE PROTEÍNAS E CICLO DA URÉIA

Catabolismo é uma das etapas do metabolismo e consiste num conjunto de reações químicas que transformam a matéria orgânica absorvida pelos seres vivos em energia. Nesta fase do processo metabólico, as substâncias são degradadas e os nutrientes liberados para, posteriormente, ocorrer a manutenção celular.

O catabolismo é responsável por liberar a energia química dos alimentos consumidos, por exemplo, que será usada em outra etapa do metabolismo para o crescimento e manutenção das células do corpo (anabolismo). As reações catabólicas são consideradas destrutivas, justamente por servirem para "quebrar" as substâncias, liberando energia e outros nutrientes para o organismo. No entanto, caso a pessoa apresente uma taxa alta de catabolismo, este processo poderá afetar negativamente os depósitos de gordura e músculos, que passam a ser "consumidos" pelas reações catabólicas.
As proteínas são quebradas em aminoácidos, que por sua vez podem ser recombinados para formar novas proteínas.

Catabolismo de proteínas

Compostos  amina  quando  são secretados  são  em  forma  tóxica.  No fígado  detoxificamos  em ureia. Ocorrendo em 3 casos:

1. Síntese e degradação normal  de proteínas;

2. Dieta rica em proteínas;

3. Durante jejum extremo ou diabetes melitus

Oxidação de aminoácidos

 Toda proteína seja ou não intracelular, é reduzida a aminoácidos. A parte toxica dos alimentos é retirada (amônia) e sobra apenas o esqueleto carbônico. a amina retirada pode ser usada para a biossíntese de outras moléculas, e o excesso é processado e secretado. A amônia é transportada pela glutamina ou alanina e chega ao fígado para entrar no ciclo da ureia.

 Transaminação

A  amina  dos aminoácidos provenientes da die ta é transferida  ao  α-cetoglutarato,  que  ao receber  a  amina  se transforma  em glutamato.  E  o  restante do  aminoácido  se torna  um  α-cetoácido que possui valor energético.

Transporte de amônia 

·         Glutamato é ativado  por ATP, reage com amônia  produzindo  glutamina  e  Pi.  A amônia  entra  no  lugar  do  fósforo.  Ao  chegar  na  matriz  mitocondrial  do hepatócito,  a  amônia  é  retirada  por hidrólise.
·          Alanina  é transaminada pela  transferência da  amina  do glutamato  ao piruvato.  Ao chegar  no  citosol do  hepatócito,  a alanina transfere a amina  ao  α-cetoglutarato, formando piruvato e  glutamato. Recebendo  em troca a glicose.




Clico da Ureia

Inicia  na mitocôndria  do hepatócito, mas também ocorre no citosol.  A  amônia  é  unida  ao  bicarbonato  e  o ATP.  Gerando  carbamoil-fosfato,  que entra no ciclo. Se une a ornitina e forma a citrulina, que deixa a mitocôndria e vai a o citosol.
A  citrulina  sofre  hidrólise  do  ATP  e condensa com  o amino do  aspartato e a carbonila,  formando  arginino-succinato. Este  último  é  clivado  gerando  arginina  e fumarato, podendo ir para o ácido cítrico. A  arginina  continua  no  ciclo  e  é  clivada em ureia e ornitina, que continua no ciclo.   A ureia é transportada ao rim.

Ciclo do ácido cítrico e da ureia 

Alguns  intermediários,  fumarato,  estão presentes  nos  dois  ciclos,  gerando  a bicicleta  de  Krebs. O fumarato  entra  no ciclo  do  ácido  cítrico,  também  podendo voltar  ao  ciclo  da  ureia  como  arginino-succinato.

Regulação

A  N-acetilglutamato  é  a  forma  de regulação m ais curta. Ativa a enzima que sintetiza  o carbamoil. Sendo  regulada pelo  acetil-CoA, glutamato  e arginina.  Se  há arginina,  há N-acetilglutamato e carbamoil.








O consumo de proteína pode ser perigos, confira os riscos e efeitos colaterais.

1. Pouca gente sabe, mas alguns tipos de whey possuem carboidratos e gorduras em excesso que podem provocar aumento de peso.

2. Quem sofre de pedras nos rins pode ter a condição piorada se fizer uso de whey protein sem orientação de um especialista.

3. A ingestão excessiva de whey pode piorar problemas relacionados ao fígado entre pessoas que sofrem de alguma condição hepática.

4.Outro possível efeito colateral do consumo de whey é o aumento do pH sanguíneo. Quando há muita proteína no sangue, o rim tem problemas em metabolizá-lo, o que resulta em aumento da acidez.

5. Consumir whey protein em excesso a longo prazo também poderia favorecer o desenvolvimento da osteoporose, pois desequilibraria os minerais no organismo, podendo levar ao esgotamento da densidade óssea.

6. Se você já experimentou fraqueza e fadiga ao consumir whey, saiba que os sintomas podem estar relacionados a problemas de digestão que o produto pode causar. Inchaço, gases, diarreia e cólicas também podem ser experimentados.

7. Apesar de pouco comum, algumas pessoas podem sofrer com reação alérgica a whey, resultando em inchaço da garganta, boca e lábios. É preciso suspender o consumo e procurar um médico caso o efeito seja identificado.


8. O excesso de whey protein ainda pode provocar náusea e vômito. Neste caso, reduzir a ingestão já poderia evitar os problemas.


Some as respostas corretas:

1)  As proteínas, formadas pela união de aminoácidos, são componentes químicos fundamentais na fisiologia e na estrutura celular dos organismos. Em relação às proteínas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1)  O colágeno é a proteína menos abundante no corpo humano apresentando forma globular como a maioria das proteínas.

2)  A ligação peptídica entre dois aminoácidos acontece pela reação do grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amino de outro aminoácido.

4)  A ptialina, enzima produzida pelas glândulas salivares, atua na digestão de proteínas.

8)  A anemia falciforme, causada por fatores nutricionais, é atribuída ao rompimento das hemácias em função da desnaturação da molécula protéica de hemoglobina em decorrência do aumento da temperatura corporal.

16) A insulina, envolvida no metabolismo da glicose, é um exemplo de hormônio protéico.

32) As proteínas caseína e albumina são encontradas no leite e na clara do ovo, respectivamente.

Resposta:

Soma total: 50; Afirmações verdadeira: 2; 16 e 32

Autor: André Bomfim (Grupo 4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário