Mapa conceitual sobre a digestão e absorção dos nutrientes lipídeos, proteínas e carboidratos
Segue link do Mapa conceitual:
Videoaula sobre digestão
Desde a ingestão do alimento pela cavidade oral, o processo de digestão ocorre em várias etapas onde passam pelos processos de quebra na mastigação,indo para o estomago e após para o intestino até chegar no intestino delgado onde é feita sua absorção.
Segue link do vídeo: https://youtu.be/hKLC16q4IbA
QUESTÃO PARA REVISAR
1) Assinale a ordem correta em que acontece o processo digestivo:
- Na boca o alimento é mastigado e há liberação de pitialina pelas glândulas salivares, onde parte das macromoléculas são quebradas. O alimento segue para o estômago e entra em contato com o suco gástrico, realizando também o processo de hidrólise e onde ocorrerá absorção parcial dos alimentos. Segue para o intestino e lá será realizada a hidrólise completa dos alimentos e ocorrerá uma maior absorção dos alimentos, sendo grande parte destinada a corrente sanguínea para ser absorvido pelo organismo.
- Na boca: o alimento é mastigado e há liberação de pitialina pelas glândulas salivares, onde parte das macromoléculas são quebradas. O alimento segue para o estômago e entra em contato com o suco gástrico, realizando também o processo de hidrólise e onde ocorrerá maior absorção dos alimentos. Segue para o intestino, lá será realizada a hidrólise completa dos alimentos, sendo grande parte destinada a corrente sanguínea para ser absorvido pelo organismo.
- Na boca o alimento é mastigado mas ainda não ocorre a liberação de pitialina pelas glândulas salivares, por isso as macromoléculas não são quebradas. Então o alimento segue para o estomago e entra em contato com o suco gástrico, realizando o processo de hidrolise e onde ocorrerá absorção parcial dos alimentos. Segue para o intestino e lá será realizada a hidrolise completa dos alimentos e ocorrerá uma maior absorção dos alimentos, sendo grande parte destinada a corrente sanguínea para ser absorvido pelo organismo.
RESPOSTA CORRETA: letra A
CURIOSIDADES
- PROCESSO DE SALIVAÇÃO
O condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano) é um processo que descreve a criação e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. A experiência que elucidou a existência do condicionamento clássico envolveu a salivação condicionada dos cães do fisiólogo russo Ivan Pavlov. Em um estudo sobre a ação de enzimas no estômago dos animais (onde recebeu um Prêmio Nobel), interessou-se pela salivação que surgia nos cães sem a presença da comida. A ideia de Pavlov era explicar como os reflexos condicionados eram adquiridos.
Os cães salivam naturalmente por comida; assim, Pavlov chamou à correlação entre o estímulo incondicionado (comida) e a resposta incondicionado (salivação) de reflexo incondicionado. Mas quando um estimulo não provoca qualquer tipo de resposta, intitula-se um estimulo neutro.
A experiência de Pavlov teve como intuito associar um estimulo não condicionado (comida) com a apresentação de um estimulo neutro (som de uma campainha).
Após a repetição desta associação de estímulos verificou que o cão aprendeu a salivar perante o estimulo que antes não provocava qualquer resposta (neutro) mesmo na ausência do estimulo incondicionado (comida).
Assim este comportamento seria denominado de resposta condicionada (aprendida)
Segue link do vídeo: https://youtu.be/UKBLndKUrBE
- PORQUE ESCUTAMOS O RONCO DO NOSSO ABDÔMEN QUANDO ESTAMOS COM FOME?
O cientista inglês Robert Hooke (1635-1703) registrou em um livro que escutar os sons internos era uma maneira de saber se o organismo estava funcionando conforme o esperado. Hooke, especialista em acústica, acreditava que os conceitos de harmonia e dissonância utilizados na música também se aplicavam à medicina e a diversas outras áreas. Para ele, o fato de um processo fisiológico ser audível significava que algo poderia estar errado, como um instrumento fora do tempo que se destaca dos demais em um concerto.
O ronco que vem do abdômen é um clássico exemplo de ruído "natural". É porque quando chega a hora de comer, o cérebro já dispara comandos relacionados à digestão. Entre eles está a peristalse, isto é, a contração involuntária dos músculos do aparelho digestivo — sua função é impulsionar a comida para o sistema digestório a partir da boca.Isso ocorre várias vezes ao dia, mas aparece de forma mais clara quando estamos com fome. É que, nesse momento, o caminho é ocupado principalmente por líquidos e bolhas de ar, sem alimentos para abafar o eco do reflexo gastrointestinal.
Curiosamente, pessoas magras são as que soltam mais grunhidos, já que a gordura do corpo funciona como isolamento acústico.
Postado por Fernanda Vargas Lima (Grupo 21: Andressa K., Dalice A. e Fernanda Vargas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário