A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

terça-feira, 12 de novembro de 2019


Metabolismo de carboidratos e ganho muscular


      Os carboidratos são os compostos orgânicos que contém átomos de C, H e O em varias combinações, agindo de forma estrutural e energética no metabolismo do organismo. Sua organização estrutural é dividida em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Já sua atuação como aporte energético, se dá através de diversas reações metabólicas, que para nós é de suma importância compreendermos tais processos bioquímicos cruciais que regulam nosso organismo de forma tão ativa e intensa, porém imperceptível na vida corriqueira.
      Para que você possa estar compreendendo alguns conceitos e as reações desse metabolismo assista a essas duas vídeo aulas do canal EscolaCVI, postadas por Fernando F. P. Mafra:


Agora que você já assistiu as vídeo aulas e se aprofundou nos estudos, vamos testar os conhecimentos adquiridos e resolver duas questões sobre o assunto:

1 – (Unifor-CE) – As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de: (e)
  • a) Amido;
  • b) Glicose;
  • c) Maltose;
  • d) Sacarose;
  • e) Glicogênio.

2 – (PUCCamp/SP/2011) – Nossa dieta é bastante equilibrada em termos de proteínas, carboidratos e gorduras, mas deixa a desejar em micronutrientes e vitaminas. “O brasileiro consome 400 miligramas de cálcio por dia, quando a recomendação internacional é de 1 200 miligramas,”(…). É um problema cultural, mais do que socioeconômico, já que os mais abastados, das classes A e B, ingerem cerca da metade de cálcio que deveriam.
(Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 56)
A glicose e a sacarose são carboidratos que, pela decomposição térmica total, produzem: (c)
  • a) metano e água.
  • b) carbono e água.
  • c) carbono e os gases hidrogênio e oxigênio.
  • d) monóxido de carbono e água.
  • e) gás carbônico e água

Carboidratos e ganho muscular 💪


    • Os carboidratos possuem mais uma função que é evitar a degradação das proteínas do corpo, contidas principalmente nos músculos, para serem convertidas em energia através de reações metabólicas. Quando a ingestão de carboidratos é diminuta,  as reservas de proteínas dos músculos recebem um sinal para gerar energia, uma vez que as proteínas são o tipo de gerador substituto quando a fonte de energia primária (glicose) acaba. No momento em que as proteínas são requisitadas, elas não estão mais na quantidade suficiente para fazerem seus trabalhos nas contrações musculares e manter os músculos e outros tecidos corporais em sua plena vitalidade. Uma dieta onde há uma falta de carboidratos, muitas vezes comprida com uma meta de perda de peso, representa uma perda de massa muscular e outras diversas consequências, como o aumento da fadiga, redução da energia e da força e diminuição no tempo de atividade física. Por fim, a ingestão de carboidratos, para a eficácia de exercícios físicos e ganho muscular, é importante que seja feita antes e durante à atividade física, garantindo um consumo energético, bem como depois, traduzindo as proteínas no ganho de massa muscular.

    BASTIANI, Dayanne Carla de; CENI, Giovana Cristina; MAZON, Jaine Micheli. RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE CARBOIDRATOS E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE UMA ACADEMIA DE ERECHIM-RS. 2018. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6603192>. Acesso em: 12 nov. 2019.
      


    Dariel Matheus R. Nascimento, Ana Karu & Gustavo Raab (GRUPO - 17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário