A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Água, pH e Tampões

Olá, se você está aqui é porque com certeza, tem alguma curiosidade a respeito deste tema ou precisa estudar para alguma prova. Não se desespere, iremos te ajudar!
Você já deve ter ouvido algo sobre a água por aí, mas, você sabe o que é ela, quimicamente falando? E qual sua importância para a vida e por que bebemos água?
Primeiramente, a água é o maior solvente que existe e é de extrema importância para manter a vida no organismo. Por que? Todos os indivíduos possuem água na sua constituição e graças as suas propriedades, podem acontecer as reações bioquímicas. Ela é encontrada de forma abundante no planeta terra, porém, não a sintetizamos. Dessa forma obtemo-las através da dieta. Dentre suas propriedades, destacamos o pH e tampão, mas o que é isso? O pH, ou potencial de Hidrogênio, é que define se a água, ou qualquer liquido, será ácido(< 7) ou básico(> 7). Já o tampão é uma solução aquosa em que quando adicionado alguma quantidade de ácido ou base o pH não muda ou sua mudança não é significativa.

Para entender melhor o tema, trouxemos alguns vídeos e perguntas.

1  1.     A estrutura da molécula de água 


2. pH e solução tampão



Questões


(Pism – UFJF/2014) A maior parte dos seres vivos é constituída por água, responsável por 70 a 85% de sua massa. Considere as afirmativas abaixo relacionadas às propriedades físico-químicas da água.
I) A molécula de água é polarizada, ou seja, apesar de ter carga elétrica total igual a zero, possui carga elétrica parcial negativa na região do oxigênio e carga elétrica parcial positiva na região de cada hidrogênio.
II) Na água em estado líquido, a atração entre moléculas vizinhas cria uma espécie de rede fluida, em contínuo rearranjo, com pontes de hidrogênio se formando e se rompendo a todo momento.
III) A tensão superficial está presente nas gotas de água, sendo responsável pela forma peculiar que elas possuem.
IV) O calor específico é definido como a quantidade de calor absorvida durante a vaporização de uma substância em seu ponto de ebulição.
Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas CORRETAS.
A)    I e III
B)    II e IV
C)   I, II e III
D)   I, II e IV

E)    I, III e IV

Resposta e mais questões no link: www.vestibulandoweb.com.br 

Hora da curiosidade

Você sabia que beber água demais pode matar?

        Pois é, é verdade, beber água de forma exagerada, como por exemplo mais de 16 litros por dia, pode gerar uma “overdose” de água pois a partir dessa quantidade nosso corpo começa a acumular água gerando uma hiperidratação, isso leva a diminuição de sais fora das células, na tentativa do organismo consertar isso, acaba inchando as células, em neurônios, pode causar algumas perdas de funções, lesões, confusões mentais e até mesmo, a morte.

BRASIL, Scientific American. Água demais pode fazer mal e até matar. 2018. Disponível em: <http://sciam.uol.com.br/agua-demais-pode-fazer-mal-e-ate-matar/>. Acesso em: 05 nov. 2019.


Autores: Ayla Colmenarez e Felipe V. França (Grupo 9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário