A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

domingo, 1 de dezembro de 2019

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS

Alguma vez você já se privou de comer aquela massa gostosa na hora do almoço só porque estava cheio de carboidratos, e não queria sair de maneira alguma da dieta? Mesmo que você não tenha passado por isso, com certeza alguém que sim, mas neste post vamos explicar que na verdade carboidratos são de extrema importância para o nosso corpo, e que não se deve parar de comê-los completamente. Entenda agora o porquê: Para tudo o que as nossas células forem realizar, é necessário que haja um gasto de energia, para isso, é preciso que existam moléculas capazes de sintetizar essa energia. A maioria dessas moléculas provêm da nossa alimentação, e o processo de digestão dessas substâncias é o que gera a energia para as nossas células continuarem vivas. Uma dessas moléculas, que na maioria é vista como vilã, é o carboidrato, mas o que são carboidratos?

                                                           CARBOIDRATOS

Os carboidratos são biomoléculas compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo que suas cadeias podem ter diversos tamanhos, sendo assim classificados em monossacarídeos (contêm de 3 a 7 carbonos), dissacarídeos (junção de dois monossacarídeos) e polissacarídeos (junção de 3 ou mais monossacarídeos).

O METABOLISMO

Chegou a hora de entender como o nosso corpo transforma todos esses carboidratos em energia para a célula. Tudo isso é possível porque existe uma via metabólica chamada glicólise. Depois de os polissacarídeos que ingerimos passarem por todos os processos de digestão e serem, finalmente, transformados em monossacarídeos no nosso intestino, a glicólise (também chamada de via glicolítica) vai enfim começar. A função dessa via é transformar a glicose (um carboidrato por incrível que pareça) em duas moléculas de piruvato (ou ácido pirúvico), para que então aconteça outas vias como o Ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, além de gerar dois ATPs (molécula energética) para células que dependem de somente da glicólise para sobreviver, como as hemácias e os neurônios (a partir daqui a gente já entende o porquê de não excluirmos totalmente os carboidratos da nossa dieta). Entenda o passo a passo desta via tão importante, nesta vídeo aula do Professor Dorival Filho, acessando o link abaixo:


CURIOSIDADE


Você sabe o que é hipoglicemia e por quê esta é uma doença fatal? A hipoglicemia é uma doença caracterizada por valores de açúcar no sangue abaixo do normal. Se as pessoas que possuem esta condição não converterem estes valores baixos de glicose, surgirá um perigo para o cérebro, visto que as suas células dependem unicamente desta molécula para sobreviver. Um  sintoma que a pessoa pode apresentar durante um ataque hipoglicêmico, é a perda de sentidos, devido á lesões que o cérebro pode sofrer pela falta de oxigênio. Se estiver interessado no assunto e quiser saber mais sobre, acesse o link abaixo, do vídeo do endocrinologista Dr. Walter Minicucci:


                                                                    QUIZ
A glicólise é um importante processo que ocorre no interior da célula em que uma molécula de glicose é quebrada
a) em uma molécula de ácido pirúvico.
b) em duas moléculas de ácido pirúvico.
c) em três moléculas de ácido pirúvico.
d) em uma molécula de ácido nucleico.
e) em duas moléculas de ácido nucleico.
(RESPOSTA: B, a glicólise ocorre no interior da célula e leva à produção de duas moléculas de ácido pirúvico a partir da glicose.)
Autoras Gabriela Herman e Mylena O. Viana
Postado no dia 1 de dezembro às 22: 30


Nenhum comentário:

Postar um comentário