A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

domingo, 1 de dezembro de 2019

CATABOLISMO DE PROTEÍNAS E CICLO DA URÉIA


METABOLISMO DE AMINOÁCIDOS

Como vimos no nosso último post, as proteínas - constituídas de subunidades monoméricas chamadas aminoácidos (AA) - não são estocadas ou armazenadas em nosso organismo! Nos animais, os aminoácidos podem sofrer degradação oxidativa diante de certas circunstâncias, nas quais os aminoácidos são “quebrados”, separando seus grupos amino e os α-cetoácidos. Sequencialmente, o processo de metabolismo de aminoácidos ocorre da seguinte forma:





URÉIA

A ureia produzida é um composto neutro, altamente solúvel e costuma ser excretado pela urina. É o principal produto de excreção do excesso de nitrogênio vindo do catabolismo dos aminoácidos no ser humano. Quando há ingestão normal de proteínas, a ureia representa 80% dos produtos nitrogenados na urina, onde se encontra também ácido úrico, creatinina, íons amônio e outras formas menores de compostos nitrogenados. A síntese de ureia acontece no fígado por meio de reações do ciclo da ureia. Para entender melhor esse processo, clique nos links e assista os vídeos:



CURIOSIDADE

Já entendemos que nós, organismos vertebrados, excretamos ureia. Mas você sabia que vários peixes de água doce e invertebrados excretam amônia? Essa substância é muito tóxica e solúvel, o que faz com que muita água tenha que ser eliminada. Assim, esse tipo de excreta só acontece em animais que não tem tanta "dificuldade" em obter água, ou seja, animais aquáticos. Os animais terrestres transformam amônia em ureia ou em ácido úrico. que são muito menos tóxicos, podendo ser acumulados por algum tempo no corpo e excretadas muita perda de água pelo organismo.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

Quando a ureia é sintetizada no fígado, todos processos a seguir podem ocorrer/ocorrem, EXCETO:
a. O glutamato pode ser sintetizado a partir de α-cetoglutarato, utilizando uma série de reações de transaminação.
b. O aspartato pode ser sintetizado a partir do oxalacetato e glutamato, utilizando aspartato transaminase.
c. O glutamato pode ser sintetizado utilizando a reação de glutamato desidrogenase se o ião amónio estiver em excesso.
d. O glutamato pode estar fornecendo íons de amônio livre se a concentração de íons de amônio livre for baixa.


Resposta: C


Autoras Gabriela Herman e Mylena O. Viana
Postado no dia 1 de dezembro às 22: 56

Nenhum comentário:

Postar um comentário