A QUÍMICA DA VIDA

O texto a seguir foi retirado do início da parte 1 do livro de Bioquímica, do Voet. Trata de uma alusão perfeita ao significado da Bioquímic...

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

METABOLISMO DE ÁCIDOS NUCLÉICOS

METABOLISMO DE ÁCIDOS NUCLÉICOS

Os ácidos nucleicos, Ácido Desoxirribonucleico (DNA) é o Ácido Ribonucleico (RNA) são macromoléculas orgânicas com função de armazenamento e expressão da informação genética dos seres vivos. Constituídas por cadeias de nucleotídeos (ligação Fosfodiéster na mesma fita; ligações de hidrogênio entre as fita), os quais são formados pela união de uma pentose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato.

  Nucleotídeos estrutura:
Fonte: Casa da Ciência USP


   Pentoses   
São monossacarídeos compostos por cinco carbonos, no Ácido dioxirribonucleico é a 2-desóxi-D-ribose, enquanto no Ácido Ribonucleico é a D-ribose.
Esses açucares se ligam ao N-1 de uma pirimidina ou ao N-9 de uma purina, por meio de uma ligação glicosídicas.



    Bases nitrogenadas    
  As Purinas (Adenina e Guanina) e as Pirimidinas (Citosina, Timina e Uracila) são compostos aromáticos, heterocíclicos nitrogenados, cujos anéis contêm carbono e outros elementos (heteroátomos). Possuem uma estrutura planar, que facilita as combinações e estabiliza a estrutura de dupla hélice complementar (fitas antiparalelas complementares) do DNA. Além de sua funções como precursores dos ácidos nucleicos, as bases nitrogenadas formam nucleotídeos trifosfatos (NTP), sendo esses o ATP,  GTP, UTP e CTP  que possuem grande potencial de transferência de grupos e participam das sínteses das ligações covalentes. São fonte de energia para a síntese proteica e também desempenham funções fisiológicas importantes, como a transdução biológica de energia livre e a regulação alostérica.

  • Purinas: 2 anéis;
  • Pirimidinas: 1 anel;            
  • DNA: São encontradas as bases A, T, C e G;               
  • RNA, a base T é substituída pela U, ou seja, no RNA encontramos A, U, G e C;
  • As bases se organizam aos pares (correspondentes) se ligam por ligações de Hidrogênio intermoleculares:  (A=T) e (C≡G). No caso do RNA, a Adenina se liga à Uracila (A=U).





───────── Biossíntese das Purinas e Pirimidinas ────────────

Os tecidos humanos conseguem sintetizar purinas e pirimidinas a partir dos ácidos nucleicos provenientes de aminoácidos não essenciais ingeridos  na dieta, esse são decompostos ou convertidos em bases nitrogenadas. As purinas são oxidadas em ácido úrico, parte é absorvido e o resto excretado na urina. A biossíntese das purinas e das pirimidinas é rigorosamente controlada e coordenada por mecanismo de retroalimentação, logo são sintetizados a partir de taxas compatíveis com a demanda fisiológica.


Os mapas acima, foram retirados de uma apresentação de 10 slides referentes ao tema "Metabolismo das bases púricas e pirimídicas", criados em 2014,  Ruifonte -Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Medicina do Porto. 
Acesse e veja mais no seguinte link:

                                         Vídeoaula para ajudar a compreender o tema
Para compreender de forma mais didática, os processos do metabolismo, assista ao vídeo "Curso de Bioquimica: Metabolismo de bases nitrogenadas purínicas e pirimidínicas" do canal Sergio Araujo. O vídeo inicia com uma apresentação dos Ácidos nucleicos e em seguida explica as vias do Metabolismo das bases nitrogenadas (purinas e pirimidinas).

Questão
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam a frase abaixo:
Existem cinco tipos principais de bases nitrogenadas: adenina, ______, ­­­­­citosina, _____ e uracila. As duas primeiras possuem um duplo anel de átomos de carbono e derivam de uma substância chamada _______, sendo, por isso, denominadas bases _______.            

a)Guanina, timina, purina, púricas.
b)Timina, guanina, pirimidina, púricas.

c)Timina, guanina, pirimidina, púricas.

d)Timina, guanina, púricas, pirimídicas.

e)Guanina, timina, purina, pirimidina. 

                                                                                                Retirada de site Exercícios Brasil Escola           Resposta: a

AVANÇO NA ÁREA DA GENÉTICA

A sequência de trincas de bases nitrogenadas transcritas a partir da fita do DNA, carrega consigo, a informação genética codificada de aminoácidos, que constituem uma determinada molécula de proteína. Essas trincas são chamadas de códons, e se combinam de diversas formas, o conjunto completo de combinações e relações entre códons e aminoácidos e os sinais de parada, está organizado no código genético.

Tabela do Código Genético

  As informações oriundas do código genético, decodificado em 1965 por Nirenberg e Khorana (juntamente com outro pesquisador de código genético, Robert Holley), possibilitou que, em 2019, Especialistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, produzissem em laboratório a bactéria Escherichia coli, comum no intestino humano, simbolizando mais um avanço da engenharia genética. Leia mais na matéria "Cientistas criam primeiro organismo com DNA totalmente sintético" publicada no site da Revista Galileu.
                                                                                                                   Postagem feita pela aluna Milene A. Ramos (2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário