Substâncias ácidas e básicas (determinadas pelo pH), água, e soluções tampão são frequentemente utilizadas pelo nosso organismo para diversas reações. Mesmo estando presentes no nosso corpo você pode se perguntar: o que é tudo isso? Pensando nessa dúvida, trouxemos para vocês uma vídeoaula, muito completa, produzida pelas professoras Nadja C. de Souza Pinto e Maria Teresa Machini do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Aproveitem esse material e por fim, testem seus conhecimentos adquiridos, respondendo a questão abaixo.
Link para acesso a vídeoaula: <https://www.youtube.com/watch?v=1qRWuIYxl2o>
Questão retirada do vestibular da Universidade Federal da Bahia:
(UFBA-BA). A quantidade de água nas células e nos tecidos:
a) tende a diminuir com o aumento da idade
b) tende a aumentar com o aumento da idade
c) permanece constante com o aumento da idade
d) não tem qualquer relação com a idade
e) tem relação com a idade mas é a mesma em qualquer espécie
Agora para você se apaixonar mesmo pela matéria, achamos uma curiosidade que vai te deixar de queixo caído. A Revista Exame publicou 8 curiosidades sobre a água, e a número 6 era toda baseada na bioquímica. Leia abaixo:
Água pode te deixar velho mais rápido
Tomar água com pH (potencial de hidrogênio) menor que 7,4 pode acelerar o processo de envelhecimento. Quem defende essa ideia é o cardiologista e nutrólogo brasileiro Lair Ribeiro. Ele explica que o pH do nosso sangue é aproximadamente 7,4. Quando você consome alguma coisa de pH diferente disso, o corpo tem que trabalhar para equilibrar esse líquido.
“Para alcalinizar o sangue, o corpo tem que acidificar algum lugar – o coração, o cérebro ou algum outro tecido”, ele diz.
E explica: “Os bebês são básicos. Conforme vamos envelhecendo, nos tornamos mais ácidos”.
A conclusão é que, tomando uma água de pH menor que o do sangue, você acelera seu processo de envelhecimento. Para quem já esqueceu a aula de química, vale lembrar: pH igual a 7 é neutro.Abaixo disso (1, 2, 3, 5 etc) é considerado ácido. Já pH acima de 7 (7,5, 8, 9 etc) é básico ou alcalino.
No Brasil, somente algumas águas engarrafadas têm pH superior a 7,5, e a água da torneira gira em torno desse número. Então, não custa conferir o rótulo antes de comprar, né?
Autoras: Ana Luiza S. Fiebrantz e Caroline de Medeiros (grupo 10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário